MI INDICA: Bandas para você ouvir em 2019

A equipe do Minuto Indie se reuniu para indicar bandas que se destacaram em 2018 e que merecem a sua atenção em 2019.

  • Nothing But Thieves

A banda britânica de rock alternativo, Nothing But Thieves, se destacou esse ano com o single “Sorry” do excelente álbum Broken Machine (2017) sendo bastante tocada nas rádios, e que inclusive lotaram a Fabrique Club em SP com sua primeira passagem pelo país. Em agosto de 2018 os caras lançaram o EP “What Did You Think When You Made Me This Way?” com 4 músicas inéditas, mostrando a evolução sonora da banda sem perder a essência e identidade que foi criada.

  • Twenty One Pilots

O duo formado por Josh e Tyler, por mais que já tenham atingido popularidade e reconhecimento nos últimos anos, merecem atenção para o álbum Trench lançado esse ano, onde dão continuidade ao álbum Blurryface na execução de intensas músicas com letras cheias de significados. Ouvindo o disco podemos fazer um aquecimento para a tão aguardada apresentação dos caras no Lollapalooza Brasil 2019 que acontece em maio.

  • Seafret

Outro duo que tem muito potencial e você amante de música indie precisa conhecer. O Seafret foi formado em 2014 pelo Jack Sedman (vocal) e Harry Draper (violão/guitarra) já estreando seus primeiros EP’s com muita competência. O primeiro álbum foi lançado em 2016, recheado de ótimas músicas cheias de melodias e sensibilidade. Esse ano em setembro foi divulgado o EP Monsters, contendo sem surpresa nenhuma, excelentes novas canções que se relacionam com o gênero alternativo e folk.

  • Anelis Assumpção

Eu amei conhecer o “Taurina” da Anelis Assimpção, o álbum, além de ter sido uma ótima trilha sonora, me apresentou a uma artista expoente e talentosíssima. Infelizmente eu não consegui assistir nenhuma performance ao vivo, fico chateado por isso e espero resolver esse probleminha em 2019.

Digo que vale a pena parar pra ouvir o “Taurina” por acreditar ser um disco feito sem a emergência de “lacrar”, por mais que seja um “lacre”, sabe? É um registro sincero, autentico e altamente recomendável.

  • Mombojó

Os caras tão em atividade desde 2001, não são um nome novo dentro do role de música nacional, mas mesmo assim sempre surpreendem com suas novidades. Em 2018 a Mombojó anunciou que lançaria um disco novo e pra começar a divulgar o sexto álbum de estúdio divulgaram singles como “Ontem Quis” e “Nunca Vai Embora”, a ultima com participação do Lenine.

Por tanto, já é certeza que vem coisa boa pra gente ficar de olhos nesses caras em 2019.

  • Paradas

Esse ano eu fui surpreendido por uma banda chamada Paradas. A união de três artistas mega talentosos me fisgou e, claro, quando ouvi me apaixonei de cara. Lancei com muito orgulho dois singles pelo Cavaca Records e pra 2019 meus amigos Marcelo “Tcheba” (Holger), Rubens Adati (Meu Nome Não é Portugas)  e Sérgio Ugeda (Arados) prometem estrear um disco cheio de hits.

Enquanto isso não acontece, vai aquecendo os motores para a chegada desse ao triunfal com os singles “Não Será Amanhã” e “Artimanhas”.

  • Molho Negro

A banda Paraense vem se destacando há algum tempo na cena rock/punk/hardcore, com seu som rápido e lestras bem ácidas, cheias de críticas e alfinetadas, o powertrio deve ganhar cada vez mais espaço pela cena musical brasileira. A banda mostra muita energia no palco e é um ótimo representante do “garage rock”.

  • Wiseman

Outro powertrio que se destacou no ano de 2018 foram os paulistanos do Wiseman, que lançaram seu primeiro full album chamado Mind Blown este ano. A banda que tem como base o hardcore melódico, o grunge e o emo dos anos 90 mostra peso e melodias nas guitarras e bases de baixo e bateria marcantes.

  • E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante

Pra quem gosta de música instrumental, a EATNMPTD é um prato cheio, melodia, calmaria, agressividade e peso são mesclados no som da banda, que ganhou grande notoriedade no último ano, é incrível a sintonia entre banda e público nos shows, que faz com que a falta de um vocalista passe totalmente despercebida, já que essa mistura de de sonoridades faz com que a música impacte emocionalmente quem ouve, como se houvesse letras fortes e muito bem trabalhadas, feitas para atingir em cheio o sentimental das pessoas.

  • 070 Shake

070 Shake é a rapper estadunidense Danielle Balbuena que se lançou em 2018 com o ep “Glitter”. Mas você já deve ter ouvido sua belíssima voz nas faixas “Ghost Town” e “Violent Crimes” do último álbum de estúdio de Kanye West, Ye. Foi por essas músicas que a cantora ficou mais conhecida em 2018, mas promete muito mais em seus trabalhos solo, vide o single “Accusations”, que recebeu ótimas avaliações pela crítica. Estreante mas já notadamente talentosa, 070 Shake é uma das grandes promessas do hip-hop para 2019.

  • NIHIL

O coletivo de rap mineiro NIHIL formado por GRINCH, drvdvn, m ! l l e r, corvo, NaBru, De Sá, Uadi Martins e Teo marcou 2018 com o lançamento de seus primeiros trabalhos, trazendo um som autêntico e inspirador para a cena nacional com singles como “Polifonia” (colocar link: https://m.youtube.com/watch?v=io409JLKdtA)“spacecowboy”(https://m.youtube.com/watch?v=U1PPSkQK6k0), “dola de 5” (link abaixo) e “1/4”(https://m.youtube.com/watch?v=mf6t9thRKPM). Revigorando o hip-hop com temas que remetem a questionamentos internos e a conexão entre fatos exteriores e experiências pessoais, a NIHIL trouxe músicas inéditas para o movimento, sendo uma das grandes apostas para 2019 e para os próximos anos no rap brasileiro. Confira a arrebatadora faixa “dola de 5”, de NaBru:

  • The Ogoin

The Ogoin, que atende por João Prado, é um cantor e produtor mineiro de 21 anos, dono de um dos lançamentos mais incríveis de 2018, o EP Amarelo Manga, disponível aqui. Inspirado por artistas como Frank Ocean, The Ogoin alia a voz incrível a samples cuidadosamente escolhidos, acrescentando batidas e sonoridades novas a letras que tocam todos os ouvintes. Expandido seu potencial antes de lançar o próximo trabalho, o cantor divulgou ainda em 2018 a versão deluxe de seu EP de estreia, dando um gostinho do que vem por aí em 2019, ouça aqui (https://open.spotify.com/album/6yPwQ8s6mXQjrV2ciiKedc?si=AkWBX3iQT0i48NBfZwvfKw). Confira o clipe da faixa “Padmé”:

Desejamos a todos os leitores um ótimo 2019 e continuem com a gente no ano que se inicia!

Equipe Blog Minuto Indie:

Eduardo da Costa, Bianca Tenório, Evelyn Gomes, Gabrielly Guimel, Juliana Guimarães, Mariana Lapeloso, Rafael Andrade, Cainan Willy, Lillie Lima, Tom Souza e Alexandre Giglio

Veja o último vídeo do canal Minuto Indie:

Deixe uma resposta