Uma das coisas mais legais de fazer o Minuto Indie é ter a oportunidade de falar de diversos artistas que acreditamos e que tem potencial para chegar mais longe. Esse é o caso de Gracinha, que me viciou com seu single “Cuéntame” que com certeza vai te viciar também!

QUEM É A GRACINHA?
Isa Graça, nascida em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, encontrou na música uma companhia para a solidão desde jovem, quando foi adotada e cresceu em Natal, Rio Grande do Norte, como a única pessoa negra em uma família de pais brancos.

QUAL A HISTÓRIA DELA?
Aos 13 anos, ganhou seu primeiro violão de um tio e começou a explorar sua paixão musical na banda espírita do grupo religioso de sua família, onde também começou a compor.

Em 2017, Isa co-fundou a banda Demonia com Karla Farias, Karina Moritzen, Nanda Fagundes e Quel Soares, mergulhando no punk rock feminista. O EP “Achei Que Era Homem Mas É Só o Satanás”, lançado em 2019 pelo selo paulista Flecha Discos, marcou o início desse capítulo de sua jornada musical. Paralelamente, ela também participou da banda ARDU, explorando sonoridades chillwave tropical e lançando o álbum “Solto ou Guia da Cidade Invisível”.

E COMO SURGIU ESSE PROJETO?

Adotou o nome artístico Gracinha. Seu mais recente single, “Cuentame”, reflete sobre a presença paradoxal da ausência e os sentimentos de preterimento e solidão comuns entre mulheres negras. Este single é um vislumbre do que está por vir em seu álbum de estreia, produzido por Ian Medeiros e programado para lançamento no primeiro semestre de 2024 pela Incubadora Dosol.

QUAL A BRISA DESSE SINGLE?

Gracinha, cujas músicas exploram principalmente sua experiência como mulher negra e lésbica, apresenta uma sonoridade que mistura elementos de psicodélico, dream pop e indie pop. Desde o início de sua carreira solo em 2022, sua banda tem conquistado rapidamente os palcos e festivais, incluindo o Festival MADA, Festival DoSol e outros. Com uma formação que inclui talentosos músicos como Rodolfo Almeida, João Victor Moura, Mateus Tinoco e Pedro Lucas, Gracinha não apenas canta e compõe, mas também toca baixo e guitarra, completando assim sua expressão artística multifacetada.

ESCUTE O SOM DA GRACINHA!

Autor