O Minuto Indie separou para vocês algumas faixas que usam instrumentos diferentões! Você conhecia esses instrumentos? Existem várias músicas e vários artistas que usam instrumentos não-convencionais. Aqui trouxemos 7 deles, de vários estilos diferentes.

 

Linkin Park – “Nobody’s Listening

Em “Nobody’s Listening“, o Linkin Park usou um sample de uma flauta japonesa, chamada shakuhachi, diferenciando a faixa do resto do álbum “Meteora” (2003). Chester havia decidido que a letra acompanharia o ritmo da flauta, que foi tocada por um outro músico que não era parte da banda.

 

The Cure – “The Love Cats

A faixa “The Love Cats” está longe de ser uma das favoritas de Robert Smith, visto que desde à composição até a filmagem do clipe Robert estava bêbado. A canção foi escrita como uma paródia e inclui um instrumento de repercussão, conhecido do jazz, chamado vibrafone (não confunda com o xilofone, são da mesma família, mas são dois instrumentos diferentes).

Taylor Swift – “Clean

A faixa “Clean“, da Taylor Swift, do disco “1989” (2014), traz alguns instrumentos diferentes como a mbira, que é um instrumento africano também conhecido como kalimba ou piano de polegar, e boomwhackers, que são instrumentos de percussão formados por tubos de PVC de alto acabamento.

 

The Black Keys – “Too Afraid To Love You

Nessa faixa do Black Keys, o instrumento diferenciado que foi usado na música foi um cravo, também chamado clavecino ou clavicêmbalo, que é um instrumento de teclas europeu.

 

Two Door Cinema Club – “Wake Up

Em “Wake Up“, Alex Trimble toca um teremim, que é um instrumento russo que funciona sem o toque das mãos. O teremim foi inventado em 1928 por Léon Theremin e foi um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos. O instrumento funciona pela combinação de duas altas frequências de rádio diferentes e quando a mão interfere nestas ondas, o som é produzido.

 

The Rolling Stones – “Lady Jane

Em “Lady Jane“, Brian Jones, guitarrista que faleceu em 1969, toca um dulcimer, que é um instrumento de origem medieval. O dulcimer é um instrumento da família do saltério, formado por cordas de aço percutidas, muito usado em músicas folclóricas européias.

 

 

U2 – “I Will Follow

I Will Follow“, do U2, traz um glokenspiel em seu arranjo, que é um metalofone portátil. O glokenspiel é um instrumento da família do xilofone, assim como o vibrafone. Ele é um metalofone mais agudo que o tradicional e em geral não tem ressoaredores, sendo composto por lâminas de metal. Além do instrumento inusitado, o U2 usou o som de garrafas sendo jogadas no chão e bicicletas batendo suas rodas em garrafas e facas como efeitos sonoros na faixa.

 

E aí? Gostaram da lista?

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook. Siga nosso Instagram. Saiba mais em nosso Twitter. E fique ligado no nosso canal no YouTube.

Autor

  • Juliana Guimarães

    Mestre em Microbiologia e doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, que nas horas vagas escreve no Minuto Indie e joga videogame. Tem PhD em Emo e Metalcore, é fã de carteirinha do My Chemical Romance e ama musicais. Nunca foi vista sem delineador 🤫

Escrito por

Juliana Guimarães

Mestre em Microbiologia e doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, que nas horas vagas escreve no Minuto Indie e joga videogame. Tem PhD em Emo e Metalcore, é fã de carteirinha do My Chemical Romance e ama musicais. Nunca foi vista sem delineador 🤫