Em parceria com Lozk, Kunumi MC divulga novo single

A música, que leva o nome “Força de Tupã”, afina para o timbre da diversidade; confira clipe

Mais um #sextou marcado por lançamento. Nesta sexta-feira, 4, o anúncio da vez é do rapper indígena guarani, Kunumi MC, em parceria com o artista colombiano, Lozk. O trabalho sintoniza o híbrido tanto na letra quanto na composição musical, mistura que deu forças – como o título já diz – para esse encontro.

Já curte o Minuto Indie no Facebook? Clique aqui!

De um lado, Kunumi canta em sua língua nativa e aproveita para evocar raízes ancestrais, alinhando-se ao estilo de Lozk. O colombiano, também como uma forma de resgate, traz o tradicionalismo musical de instrumentos folclóricos sul-americanos em meio a beats eletrônicos, além de elementos que manifestam a presença da natureza, como a chuva e o trovão.

Um misto de culturas cujo resultado desta produção você pode ouvi-la e assisti-la na íntegra. Disponível em várias plataformas de streaming, aproveite para dar play!

Em suas redes sociais, Kunumi explica que “Força de Tupã” oferece uma mensagem de apoio para os momentos difíceis.

“Ela fala sobre a luz de Tupã que clareia a escuridão e, ainda, celebra a medicina sagrada, conhecimento ancestral que temos em nossa cultura”.

Parceria à distância

Tudo foi possível devido à iniciativa da Latinese, projeto que faz a ponte entre artistas do eixo hispano e luso falante, ou seja, que faz a conexão do Brasil aos países vizinhos por meio de produções musicais. E assim, propõe conteúdos audiovisuais em diferentes idiomas e contextos.

Segundo a nota, todo o processo envolvendo as gravações da música e do clipe teve duração de quatro meses. Mas, por conta da situação pandêmica e também da distância, tudo foi realizado de maneira remota: Kunumi direto da Aldeia Krukutu, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo e Lozk direto de Bogotá, Colômbia. A equipe Latinese foi responsável por toda troca entre os artistas.

A partir da visão de um indígena…

Conhecido mundialmente por ter levantado a faixa Demarcação Já na abertura da Copa do Mundo no Brasil, Kunumi MC tem 19 anos e dois discos já lançados: o EP de estreia, My Blood is Red (2017) e o álbum Todo Dia É Dia de Índio (2018).

Além de rapper, ele também é escritor e tem dois livros publicados – um com o irmão, Tupã Mirin, chamado Contos dos Curumins Guaranis e outro que ele escreveu sozinho, Kunumi Guarani. Tupã, inclusive, acompanha Kunumi nos palcos como DJ Tupan e, juntos, levam a força do RAP Nativo, novo segmento do Hip Hop, que nada mais é que a criação musical a partir da visão de um indígena nativo sobre a sua própria cultura. No seu caso, a etnia Mbyá-Guarani.

Quanto às suas influências musicais, aponta outros artistas indígenas nativos guaranis, como os grupos Brô MC’s e Oz Guarani, além de nomes clássicos do RAP, como Racionais MC’s e Criolo, com quem, inclusive, gravou a música Demarcação Já – Terra Ar Mar. Até o momento, também já lançou outros dois singles: Xondaro Ka´aguy Reguá e Moradia de Deus.

Lozk, em sua mescla de gêneros

Artista de vanguarda que faz uma releitura da música tradicional colombiana, desde os costumes ancestrais aos contemporâneos, a fim de resgatar a estética artística das culturas autóctones do seu país. Com sons intensos, ritmos enérgicos e o fluxo da música colombiana, Lozk leva o público a uma experiência sensorial e emocional.

[Foto: Lozk por Daniel Mora | Kunumi MC por Kamilla Pará Rete]

 

MI NO YOUTUBE

 

Autor

  • Monise Tolentino

    Graduada em jornalismo e acadêmica de psicologia. Vibra quando o cardápio é recheado de cultura e, de cortesia, adoça o café à base de pautas sociais. Observa a música como sétimo sentido. Acredita que a psique humana é longe, longe, aqui do lado.

Escrito por

Monise Tolentino

Graduada em jornalismo e acadêmica de psicologia. Vibra quando o cardápio é recheado de cultura e, de cortesia, adoça o café à base de pautas sociais. Observa a música como sétimo sentido. Acredita que a psique humana é longe, longe, aqui do lado.