Fernanda Porto lança singles quinzenalmente para seu quarto álbum; ouça o baião + eletrônico de Aprenda a Calcular

Fernanda Porto lança singles quinzenalmente para seu quarto álbum; ouça o baião + eletrônico de Aprenda a Calcular

A multi-instrumentista e cantora Fernanda Porto lança mais um single inédito para seu quarto álbum: Aprenda a Calcular

A serrana Fernanda Porto nos provou mais uma vez sua paixão e a facilidade para entrelaçar em uma só canção ritmos populares brasileiros. Após mais de uma década de hiato (exatos 11 anos), a cantora vem lançando, quinzenalmente, novos singles para compor seu quarto álbum: Corpo Elétrico e Alma Acústica, produzido pelo selo recém-lançado da artista Giramundo Records. A última faixa disponibilizada nas plataformas foi Aprenda a Calcular, lançada ontem (03), sexta-feira. O ritmo e a melodia da música nos apresentam um baião com influências do samba e uma sonoridade assumidamente eletrônica para os instrumentos de percussão. Parte da letra diz: “Só mesmo um baião poderia me salvar! Em um momento de indignação com tamanha confusão amorosa, resolvi brincar com a situação em uma melodia mais animada“. O foco aqui é compartilhar uma relação saudável e fugir do lugar comum das composições sobre relacionamento que relatam apenas aquilo que fere e deixa marcas negativas e profundas. Fernanda Porto lança Aprenda a Calcular e nos dá uma prévida da atmosfera eletrônica modelada em suas mãos de todos os singles anteriores do álbum.

Durante sua carreira, a artista usou e abusou das mais variadas vertentes musicais da música popular brasileira: MPB, eletrônico, ritmos nordestinos, piano, além de releituras em músicas já consagradas. “A produção musical é uma aventura sonora que eu gosto muito. Eu sou apaixonada pela possibilidade de buscar sonoridades, fazer arranjos, criar batidas diferentes. Produzir meu próprio álbum é sentir uma química da música com minha personalidade, é garantir que eu estou ali por inteiro”, completa a artista.

Fernanda vem se destacando, também, por assinar todas as etapas de produção de seus últimos e recentes lançamentos. A cantora assumiu o posto de produtora e assinou a direção artística, a produção musical, os arranjos e a gravação de todos os instrumentos e voz do novo álbum. Para quem está no mundo da música, sabe que o processo de gravação envolve, geralmente, uma equipe larga de pessoas. Mas até agora já foram 7 faixas lançadas no disco Corpo Elétrico e Alma Acústica e até 14 de agosto novos singles virão a cada 15 dias. Confira a lista e ouça as músicas:

Fernanda Porto lança Aprenda a Calcular, seu último single, e a proposta de lançar novos quinzenalmente foi uma tentativa de apresentar o disco aos poucos para o público, para que fosse possível adentrar no universo criativo da artista. Para isso, o recurso encontrado pela artista foi subir, com certa frequência, vídeos nas redes sociais (instagram e facebook) com a versão acústica (voz e violão ou voz e piano) das canções do álbum Corpo Elétrico e Alma Acústica, o que Fernanda chama de “originais”. A série desses vídeos foi chamada de Alma Acústica. Confira um deles abaixo:

Fernanda Porto
Série de vídeos “Alma Acústica” de Fernanda Porto.

É de Fernanda Porto o hit Sambassim, canção que fez sucesso pelo mundo inteiro em 2002. A artista foi a precursora do ritmo que mistura a bossa nova com com o drum and bass, popularizando o gênero drum ‘n’ bossa em todo o mundo. Além disso, Fernanda foi reconhecida pelas releituras eletrônicas de clássicos da música brasileira como Só Tinha de Ser Com Você (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira), Roda Viva (com participação do autor Chico Buarque), Charme do Mundo (com participação de Marina Lima) e Sampa (Caetano Veloso).

Ficha Técnica
Aprenda a Calcular
Produzido por Fernanda Porto
Voz,violões, teclados, bass synth e programações eletrônicas: Fernanda Porto
Gravado no Estúdio Giramundo
Mixado por Beto Neves/BN Sound Facilities
Masterizado por Carlinhos Freitas/Classic Master
Capa: Gabriela Favre
Foto: Milena Rosado
Make: Victória di Lallo
Editado por Porto Music/SonyATV Publishing
Selo Giramundo Records
Distribuição Digital IMUSICs
Realização 2 Tempos Produções

Sobre Fernanda Porto

Fernanda Porto é cantora, compositora, produtora musical e multi-instrumentista brasileira. A artista nunca enxergou limites entre ritmos e estilos, conseguindo assim encontrar uma identidade única ao trazer elementos da nova música eletrônica para o universo da canção brasileira. Entre seus principais sucessos, estão canções de sua autoria como Sambassim, Tudo de Bom e Amor Errado, além de releituras para clássicos de compositores brasileiros tais como Só tinha de ser com você, Roda Viva e Sampa. Em sua carreira fonográfica, lançou três CDs autorais e um DVD gravado ao vivo: Fernanda Porto (2002), Giramundo (2004), Fernanda Porto ao Vivo (2006-DVD e CD) e Autorretrato (2009). Em sua trajetória como intérprete, gravou ao piano a canção Hoje de Taiguara no DVD “A voz da mulher na obra de Taiguara” (Eldorado) no Memorial da América Latina, além de interpretar Sentado à beira do caminho, de Roberto e Erasmo Carlos, para o DVD “40 anos da Jovem Guarda” (Universal).

Mais notícias no Minuto Indie. Acompanhe a nossa página no Facebook.

Amanda Prado

Amanda Prado

Jornalista que curte música brasileira em níves estratosféricos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: