Felipe Neiva reaparece com lançamento de single e critica autoridades; escute “FORA!”

Felipe Neiva reaparece com lançamento de single e critica autoridades; escute “FORA!”

O cantor, compositor e multi-instrumentista fluminense Felipe Neiva lança FORA! e anuncia, com esse single, o tom de um novo álbum seu que está em preparação, e aproveita para deixar uma mensagem explícita em direção à autoridades: “Fora!” e “Não passarão”

Capa do single FORA!, de Felipe Neiva
Capa do single FORA!

Cantar pode ser, definitivamente, um ato político. As artes se misturam com a vida pública, com a micro e a macropolítica, e a necropolítica (a política de morte) nunca se fez tão presente para as gerações que estão nas ruas. O carioca Felipe Neiva lança FORA!, e, assim, parece colocar isso em prática, mas também em seus trabalhos anteriores, orquestrando as duas performances muito bem: a música e a política. A crise atual que estamos vivendo em âmbito universal e as crises — política, sanitária e social — em âmbito nacional, servem de palco para que essas discussões pululem e mexam com as estruturas cada vez mais. Por isso, também, vocês devem escutar o single novo do cantor, lançado em parceria com o selo paulistano Cavaca Records. Além disso, o show a parte é a performance de Felipe. Seu jeito de cantar, com uma força que vem do espírito e tons de uma suposta embriaguez, lembram muito Tim Maia.

A faixa se apresenta como o segundo single (o primeiro é “Mata Atlântica”) lançado do disco “tanto.”, álbum que integra e finaliza o projeto “Guerras Íntimas”, tendo início de sua primeira parte com o disco “filho” (Cavaca Records, 2019). Diferente do que foi feito nas divulgações dos álbuns anteriores, a proposta agora é lançar faixa a faixa, isoladamente, e ao final ter um disco completo. “tanto.” é sobre como realidades violentas se interconectam dentro e fora de nós. Por isso, a letra de FORA! bebe de uma revolta generalizada, apresentando, ao mesmo tempo, uma cobrança e uma ameaça a figuras de autoridade, como quem diz: “estamos de olho, vocês não farão isso outra vez”. Tem um certo desejo, ainda utópico para a nossa realidade, de que um dia seja possível termos líderes que se importem com as minorias, com as vidas indígenas, pretas, homoafetivas e que lutem e criem políticas para protegê-las.

Fora!

Na verdade

Eu só queria

Ver o mar

Me perder

Ou me encontrar

Me jogar

 

Na verdade

Eu só queria

Mergulhar

Me perder

Ou me encontrar

Me banhar

 

Mas um novo dia vai nascer

Você vai se esquecer

Dos teus deslizes

Você não me engana mais (3x)

 

Na verdade

Eu só queria

Ver o mar

Me perder

Ou me encontrar

Me banhar

 

Mas um novo dia já nasceu

Você já se esqueceu

Dos teus deslizes

Você nunca me enganou (3x)

 

Tuas amarras nunca mais nos prenderão

Que eu não saio mais do chão sem voar (3x)

 

Vocês não passarão

Acompanhado do single, recebemos, também, um clipe autoexplicativo para o momento atual. Imagens e sons de protestos na Grécia (2008), nos EUA, na França (1968) e no Brasil foram inseridas como fundo de tela, criando a ponte para o que enfrentamos hoje: protestos em meio a uma crise sanitária e um período de isolamento social. O mais interessante, sobretudo, é o fato de que a letra, apesar disso, não foi escrita recentemente. Embora seja um lançamento, Felipe explica: “Essa eu escrevi por pura indignação num momento em que o Marcelo Freixo tinha perdido as eleições municipais do Rio de Janeiro pro Eduardo Paes (2016), jogando um enorme balde de água fria em cima de uma esperança enorme de que, finalmente, as coisas estavam mudando pra melhor. Mal sabia eu que aquela era só uma pitadinha de coisas muito piores que estavam por vir”.

Assista ao clipe do single FORA!

Felipe Neiva tem já 6 discos lançados que se ancoram no pop conceitual. Suas influências caminham de Jards Macalé a Cat Power, e de Elliott Smith a Haruomi Hosono.

Siga o artista e o selo musical nas redes sociais:

Felipe Neiva: Facebook / Instagram / Spotify

Cavaca Records: Facebook / Instagram / Twitter / Bandcamp / Spotify  

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook.

Amanda Prado

Amanda Prado

Jornalista que curte música brasileira em níves estratosféricos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: