Justin Bieber doença de lyme

Justin Bieber é diagnosticado com doença de Lyme, infecção que tirou Avril Lavigne dos palcos por 5 anos

Nesta quarta-feira (8), Justin Bieber usou as mídias sociais para revelar que tem batalhado contra a doença de Lyme e a mononucleose, também conhecida como a doença do beijo causada pelo vírus Epstein-Barr.

Em relação à doença de Lyme, Bieber afirmou que sua pele, função cerebral, energia e saúde em um geral foram afetados pelo quadro clínico da infecção. Além de Justin, Avril Lavigne e Kelly Osbourne já foram diagnosticadas com a doença.

https://www.instagram.com/p/B7EnV5VHEYp/

A causa

A doença de Lyme é a doença transmitida por artrópodes mais comum dos Estados Unidos. É uma infecção transmitida pelo carrapato e o primeiro sintoma manifestado é uma mancha avermelhada na região da picada. O agente etiológico desta enfermidade é a bactéria de espécie Borrelia burgdorferi.

 

Os sintomas

A bactéria leva de 3 dias a 1 mês após a picada para se instalar no hospedeiro, que é o tempo em que surgem os primeiros sintomas. Depois, surgem erupções cutâneas, acompanhadas normalmente de vermelhidão e coceira. Outros sintomas comuns são extremo desconforto, dores musculares, cansaço, dor de cabeça, dor nas articulações, fraqueza, náuseas, inchaço e rigidez do pescoço.

O tratamento deve ser rápido, senão a infecção se espalhará pelo corpo, chegando à corrente sanguínea e ao sistema linfático. Em aproximadamente 15% dos casos, há complicações no sistema nervoso, podendo causar problemas como meningite e paralisia de Bell (que gera fraqueza/paralisia de um dos lados da face). Em cerca de 8% dos casos, o paciente gera problemas cardíacos, segundo o Manual MSD.

 

Diagnóstico e tratamento

A doença de Lyme é diagnosticada através do exame clínico, exame de sangue ou do líquido cefalorraquidiano , obtido por punção lombar. A infecção é tratada com antibióticos. Porém, a completa recuperação do paciente é rara e é necessário o acompanhamento constante pelo médico.

 

Prevenção

Especialistas recomendam o uso de repelentes com o inseticida permetrina na composição. Além disso, desaconselham trilhas em locais desconhecidos e recomendam o uso de roupas que cubram todo o corpo e após passeios em áreas de mapa procurar por carrapatos pelo corpo.

 

Mais notícias no Minuto Indie. Nos acompanhe no Facebook

Autor

  • Juliana Guimarães

    Mestre em Microbiologia e doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, que nas horas vagas escreve no Minuto Indie e joga videogame. Tem PhD em Emo e Metalcore, é fã de carteirinha do My Chemical Romance e ama musicais. Nunca foi vista sem delineador 🤫

Escrito por

Juliana Guimarães

Mestre em Microbiologia e doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, que nas horas vagas escreve no Minuto Indie e joga videogame. Tem PhD em Emo e Metalcore, é fã de carteirinha do My Chemical Romance e ama musicais. Nunca foi vista sem delineador 🤫