Com arquitetura e cardápio marcantes, “Philharmonic Pub”, ou, “The Phil” — como também é chamado — foi recentemente classificado como monumento histórico de primeira categoria
Talvez você já tenha ouvido falar do quarteto britânico “The Beatles”, certo? A banda de rock, que rendeu grandes hits nos anos 60 e continua no topo de paradas de vendas até hoje, começou de modo tímido: Liverpool, situada na Inglaterra e no coração da banda, foi palco para as primeiras apresentações do grupo. Agora, “The Phil“, conhecido como o “Bar dos Beatles” e localizado na mesma cidade, foi classificado como patrimônio histórico.
Mas a banda, além de hits e bares, também promoveu uma grande mudança social, política e musical através de suas mensagens de contracultura inseridas nas letras: ao falar sobre amor em um contexto como o da Guerra Fria, Beatles ganhou seu espaço no rock, entretenimento e na cultura pop. Talvez hoje, sem eles, não teríamos shows em estádios ou letras de canções impressas em encartes de discos. O filme “Yesterday” (2019), por exemplo, retrata esse cenário de modo cômico.
Entre toda essa caminhada, então, chegamos ao “Philharmonic Dining Rooms”, o bar inglês que toma nossa atenção no título dessa matéria. Construído pelo arquiteto Walter Thomas em 1898, época conhecida pela ascensão dos chamados “pubs”, “The Phil” era um ponto de encontro para o grupo, que, após o sucesso, já não conseguiu manter a frequência de visitas ao bar — por razões óbvias.
Você já curtiu a página do Minuto Indie no Facebook? Clique aqui!
A classificação de patrimônio histórico de primeira categoria, que aconteceu recentemente no mês de fevereiro, coloca o famoso “Bar dos Beatles” como parte de um dos grandes monumentos da Inglaterra: sua fachada e o interior do imóvel, então, devem permanecer intocáveis.
Show de um Beatle no Bar dos Beatles
É interessante lembrar que, em 2018, o Paul McCartney fez um show secreto e intimista no mesmo bar após participar do programa “Carpool Karaoke”. No episódio, o artista percorreu por diversos pontos da cidade, relembrou sua infância e ainda nos presenteou cantando canções clássicas dos Beatles com o apresentador e comediante James Corden. Vale a pena checar o vídeo:
E aí? Quem você chamaria para ir nesse bar com você? Marque seus amigos beatlemaníacos e continue acompanhando o Minuto Indie para mais notícias! Recomendamos, também, a página Diário dos Beatles para maiores informações sobre a banda! ♥
[…] aguardando o momento certo. Nas influências do músico, cabe citar artistas como Belchior e The Beatles – especialmente o álbum “Help!”, dos anos […]