A banda curitibana Escambau, grande expoente da cena musical independente do Brasil, está com um novo lançamento: confira o videoclipe e a resenha de “Revoluções Diárias”
Revoluções Diárias: talvez você já tenha ouvido falar da banda Escambau, não? Formada em 2009, o grupo é, particularmente, conhecido por suas grandes composições e posicionamentos políticos – já falamos deles por aqui no lançamento de seu sexto disco, “Leite de Pedra” (2019), no single “Viagem Astral com Júpiter Maçã” e até sobre o trabalho solo de um de seus membros, Giovanni Caruso – confira “Pangeu” (2020).
Representando a contracultura e resistência criativa em tempos difíceis para nós, artistas, Escambau é emblemático em discutir sobre o atual cenário político e social brasileiro – mesmo que entrelinhas e entre estrofes e timbres que, talvez, possam soar despercebidos para alguns. Em “Revoluções Diárias”, não é diferente – e você irá entender o porquê.
Escambau: Revoluções Diárias (Segue a Tua Alegria)
A composição nos presenteia, segundo a banda, com um “tempero tropicalista” marcado por riffs fortes e marcantes:
Uma poesia urgente, necessária e atual, somada ainda a um rock distorcido sobre bases groovadas com uma passagem contundente pelo rap, colocado despretensiosamente dentro de uma música com dois refrões.
Se a banda já possui muitos lançamentos durante todo esse tempo de carreira, o grupo destaca que essa é uma das canções que sintetiza todo o trabalho e caráter de Escambau. “Revoluções Diárias”, é, também, a faixa de abertura do seu sexto disco, “Leite de Pedra” (2019). Confira o lançamento abaixo:
Produzido por Luciano Popadiuk, o videoclipe segue a composição e sonografia presente na canção – em meio a imagens marcantes e psicodélicas, vemos toda a banda cantar para nós palavras de otimismo em meio a um cenário, bom, um tanto caótico. Uma curiosidade sobre a produção é, também, a inclusão da linguagem de Libras interpretada por Celina Vaz, o que o torna ainda mais acessível para todos os tipos de públicos. Segundo Giovanni Caruso:
Falou de música em qualquer lugar do mundo, Brasil é sinônimo de qualidade, assim como na literatura, no cinema, no futebol, no vôlei e em um milhão de outras coisas. Não podemos esquecer disso.
Quase Resenha
A letra da música é um convite para vivenciarmos o agora – e, claro, em um passo de cada vez – afinal, como eles mesmo cantam: “tem que admitir que não é fácil pra ninguém”. Apesar disso, saiba que eles não se mostram cegos a tudo que vêm acontecendo.
Em meio a um cenário distópico – afinal, vivemos, atualmente, uma fragilidade de nossa democracia e uma pandemia mundial – o grupo admite o descontentamento com tudo que veem diariamente na TV, jornais e redes sociais: “é claro que eu fico indignado com as coisas que eu vejo todo dia, com os meus olhos, no lugar aonde eu moro, no jornal, na internet, todo dia é um 7×1 que a gente aguenta”.
Mas, estar vivo, nessas circunstâncias, já é o suficiente – “é algum motivo pra comemorar às vezes, quando eu penso que, ao menos, tenho força pra lutar e me manter em pé – guardo comigo a minha fé, minha força e minha honra ninguém vai roubar, nem vai poder calar o orgulho que eu sinto de poder lutar – tenho meus ideais: dignidade e paz”.
Nesse momento, vejo a letra como extremamente pertinente para, como eles mesmo dizem, “seguirmos o bonde”. Em jornadas de trabalhos exaustivas e mentes inquietas em meio a tudo isso, ficamos “na fé que vai dar certo, vai em frente – a gente aguenta firme e não se rende”.
Reside em nós a força da magia
Paixão, criatividade e fantasia
A vida é o que acontece todo dia
Portanto, vai e busca tua alegriaExiste alguma coisa lá no fundo
Parece até que é coisa de outro mundo
A gente cai, apanha e não desiste
Melhor viver feliz do que ser triste
Escambau: Revoluções Diárias
Direção: Luciano Popadiuk
Edição: Luciano Popadiuk e Otto Vigantzky
Tradução e interpretação de Libras: Celina Vaz
Consultor de acessibilidade: Mikael Sousa
Escambau é:
Giovanni Caruso – voz, guitarra;
Paraguaya – voz, percussão e sintetizador;
Zo – guitarra;
Yan Lemos – baixo e voz;
Babi Age – bateria.
Escambau nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Twitter
Youtube
Spotify
Deezer
Discografia:
Acontece nas Melhores Famílias (2009)
Ordem e Progresso via Pão & Circo (2011)
Novo Tentamento (2014)
Sopa de Cabeça de Bagre (2017)
Eléctrico (2018)
Leite de Pedra (2019)
Desgovernado (2020)
Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook. Siga nosso Instagram. Saiba mais em nosso Twitter.
Edição excelente! Entendo um pouco de música mas vou dizer…essa edição foi extraordinária! Quem fez mesmo? Ahhh o André Otto, um fera nas edições de bandas e eventos! Parabéns ao grupo e por ter como editor esse fera André Otto!