Projeto da Lagunitas reuniu Beeshop, Ana Cañas, Jadsa, Dead Fish, Raquel e Sugar Kane entre faixas inéditas e releituras

O que marca uma cena? Um som? Um local? O modo de fazer música? Não existe resposta mágica à essa pergunta, mas com certeza um pouco de cada elemento desse ajuda a construir a noção de identificação entre artista e público, que fica marcada como “cena”. Olhando por esse prisma da identificação, é possível ver que uma cena pode sim agregar diferentes sons e estéticas, ainda mais em momentos celebrativos. Pensando nisso, a Lagunitas desenvolveu um projeto cujo objetivo era juntar diferentes nomes do cenário independente nacional, e colocá-los em estúdio numa ambientação diferente, que se relacionasse com a marca e sua origem caseira. Daí veio o “Disco De Quintal”, EP com 6 faixas, sendo elas quatro inéditas: “Não Estou Aqui” da Jadsa“Luta Sem Fim” do Sugar Kane“Aos Sobreviventes” do Dead Fish“Câmera Lenta” de Raquel; além de duas regravações: “You Never Change” do Beeshop (Lucas Silveira)“Urubu Rei” da Ana Cañas. As músicas foram gravadas no estúdio O Forno, no bairro da Mooca em São Paulo, e todas as faixas foram produzidas por Chuck Hipolitho Alexandre Capilé (guitarrista do Sugar Kane).

Nós acompanhamos ã participação do Lucas Silveira no projeto, quando no dia 4 de outubro ele gravou como Beeshop uma canção já conhecida, “You’ll Never Change”, do primeiro álbum dele. Nós inclusive registramos como foi o dia de gravação, conversamos não só com o próprio Lucas, mas também com o pessoal da Lagunitas responsável pela realização do EP. Pra sacar mais esses bastidores é só se ligar no LADO M especial que a gente fez sobre o projeto.

LADO M: Tudo o que você precisa saber sobre o EP ‘Lagunitas De Quintal’, projeto da Lagunitas que reúne nomes como Beeshop (Lucas Silveira), Dead Fish, Jadsa e outros

Breve faixa a faixa

O EP passa rapidinho ao longo dos seus 19 minutinhos, bem distribuído através das seis músicas.

A música que abre é “Não Estou Aqui” da Jadsa, canção inédita que traz toda a veia lúdica da artista numa proposta mais minimalista, com a guitarra seguindo a melodia vocal simples e sucinta, carregada de jogo de palavras. Ela que se destacou no começo desse ano com seu álbum de estreia, Olho de Vidro aqui se encaixou bem com a proposta despretensiosa do trabalho.

A segunda é a já comentada “You’ll Never Change” do Beeshop. Nessa regravação, o Lucas manteve a pegada pop rock da música, mas numa dinâmica mais acústica com o violão destacando bastante, e o teclado com uma abordagem não tão épica como na original. A bateria ficou a cargo do Chuck Hipolitho que deu pegou a música na hora da gravação e ainda assim encaixou super bem.

O Sugar Kane dá continuidade na tracklist com a música “Luta Sem Fim”, mais um registro inédito, que traz as características paredes de guitarra da banda num misto de rock alternativo pop punk. Esse ano eles já animaram os fãs ao lançarem seu oitavo álbum de estúdio, Novidade Média, que com certeza é um dos destaques de lançamento do rock nacional de 2021.

O ritmo continua acelerado com “Aos Sobreviventes”, pedrada do Dead Fish. A letra de lamento e resiliência traz tantos paralelos, desde a situação atual do país à aflição dos últimos meses com a pandemia, que a urgência transborda do som para uma identificação instantânea.

A penúltima música do álbum é “Urubu Rei” da Ana Cañas, registro já conhecido do seu álbum Volta de 2012. Com poucas alterações em relação à música original, o misto de ‘nova’ MPB com indie pop dá uma ‘refrescada’ no andamento do EP.

Fechando o trabalho, Raquel que recentemente anunciou sua carreira solo, após integrar As Baías. A música gravada foi a inédita “Câmera Lenta”, um indie pop com recortes eletrônicos e efeitos vocais que vão se alternando entre momentos mais contemplativos e outros ‘sussurrantes’ e ‘esfumaçados’.

 

O EP Disco De Quintal é um lançamento Forever Vacation Records, com produção de Chuck Hipolitho Alexandre Capilé, e está disponível em todas as plataformas digitais de reprodução musical.

 

Ouça agora:

 

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook. Siga nosso Instagram. Saiba mais em nosso Twitter. E fique ligado no nosso canal no YouTube.

Autor

  • Luan Gomes

    Viciado em descobrir sons novos e antigos, mas sem abrir mão de uns hits batidos tipo "The Real Slim Shady" do Eminem. Perde um dia de vida toda vez que vê a pergunta "o rock morreu?"

Escrito por

Luan Gomes

Viciado em descobrir sons novos e antigos, mas sem abrir mão de uns hits batidos tipo "The Real Slim Shady" do Eminem. Perde um dia de vida toda vez que vê a pergunta "o rock morreu?"