Grupo dream pop agita fãs na noite paulistana de sábado
O dream pop tem se mostrado um dos principais impulsionadores da música alternativa quanto a sua renovação. E ao último ano dessa década, é bastante significativo que um dos principais nomes do gênero tenha enfim vindo ao Brasil. Dando sequência a sua série de shows esse ano, o Monkeybuzz, responsável por trazer nomes contemporâneos aclamados como Kimbra, Cigarettes After Sex e Jungle, satisfez o desejo dos fãs do trio canadense Men I Trust, que está promovendo seu terceiro álbum, Oncle Jazz, lançado em 13 de setembro.
Além do show no último sábado em São Paulo, eles fecharam sua passagem pelo Brasil com um show esgotado em Porto Alegre no domingo. O show de abertura ficou por conta da YMA, projeto de Yasmin Mamedio, que lançou seu debut, ‘Par de Olhos’, no começo desse ano, sendo um dos trabalhos mais representativos do dream pop nacional.
Confira abaixo como foram os shows:
Yma
No show de abertura, YMA mostrou porque apesar de estar em seu primeiro disco, é um dos principais nomes alternativos atuais. Desde o lançamento de ‘Par de Olhos’ em janeiro desse ano, a ambientação em cima do palco vai cada vez mais tomando a forma da estética do álbum. Desde os figurinos dela e da banda, e agora com as projeções no telão. O clima rubro chillwave que permeia o disco, aflora as sensações das músicas. Como sempre, a faixa título do disco, ‘Par de Olhos’, tem sido um momento ímpar das suas apresentações. Bem como no dueto com outro nome do dream pop brasileiro, Gab Ferreira, com quem lançou o já hit underground ‘Summer Lover’.
Men I Trust
Pontualíssimos, às 20:30 o Men I Trust subiu ao palco do Fabrique Club. Em um primeiro contato caloroso mútuo, a banda abriu o show com ‘Tailwhip’, single de 2017 que está presente em Oncle Jazz. O público se encheu de surpresa e paixão, com o hit logo de cara. A banda sorria alegre ao ver a empolgação das pessoas, e como elas iam a cada música, cantando tudo e demonstrando sua emoção através de gritos e suspiros. Não demorou muito para Emma, vocalista e guitarrista, dizer que não esperava essa devoção toda, elogiando o público.
E realmente, esse foi um diferencial na apresentação. Quem esperava um clima mais ameno, com um público mais contemplativo, se viu numa atmosfera intensa de emoções. Foi como se o Men I Trust tivesse trazido consigo os dois lados do dream pop, o intimista e o dançante, e a plateia escolheu fazer uma mistura dos dois, colocando a euforia brasileira característica.
Oncle Jazz
Apesar do sucesso desde primeiro álbum, o repertório da banda teve mais apelo nas músicas de Oncle Jazz, que ocupou grande parte do setlist. A sequência inicial depois de ‘Tailwhip’, com ‘Found Me’, ‘Show Me How’ e ‘Norton Commander’, foi efusivamente recebida. Toda vez em que Emma e o baixista Jessy Caron brincavam com as aveludadas escalas próximos um do outro, a frenesi subia do público ao palco, envolvendo a banda numa sincronia de sorrisos, danças e ritmos.
A sonoridade ao vivo da banda se mostrou desafiadora. Hora precisando do público para o impacto necessário, hora envolvente por si mesma. A execução das músicas seguiu uma naturalidade e sincronia quase impecável. O baixista Jessy Caron, apesar de estar com o volume do seu instrumento um pouco ‘tímido’, trouxe toda a cadência característica da banda, na sua levada cheia de efeitos, que envolve a batida das músicas, dando vazão a dinâmica hipnotizante protagonizada pela Emma, com sua voz e guitarra vintage; e o tecladista ambient Dragos Chiriac.
Elogios
Lá pelo meio do show, o óbvio veio a tona. Emma fez questão dizer o quão aquela noite estava sendo especial para a banda, destacando o público de São Paulo como o melhor que ela já viu. Enquanto o show se desdobrava, entre as músicas os outros membros só confirmavam isso, olhando a si mesmos acenando positivamente com a cabeça. Ainda houve momentos em que mais uma vez Emma se dirigiu ao público dizendo da sua vontade de voltar logo. Outras canções fortemente celebradas foram: ‘Stay True’, um dos destaques do homônimo primeiro álbum, que teve seus backing vocals entoados pela galera; e ‘Seven’, numa brilhante aparição de Emma (mais uma), com sua abordagem delicada e doce de tocar.
O bis encerrou a apresentação com mais duas de Oncle Jazz: ‘Days Go By’; e ‘Say Can You Hear’, a mais ‘animada’ do show. A sensação de efêmera catarse característica de grandes shows com certeza se fez presente, e apesar de trazer consigo muito, ou praticamente tudo da estética e da sonoridade dream pop, o Men I Trust se mostrou mais do que uma banda ‘fofinha’ qualquer.
Setlist
Tailwhip
Found Me
Show Me How
Norton Commander (All We Need)
Break for Lovers
Air
Porcelain
You Deserve This
Humming Man
Stay True
I Hope to Be Around
All Night
Lauren
Seven
Encore:
Days Go By
Say, can you hear
Men I Trust em São Paulo
Mais notícias no Minuto Indie.
Inscreva-se na nossa newsletter. Utilize a aba lateral e informe seu e-mail. Receba notícias antes de todos.