É a primeira vez que a coletânea é lançada nos mercados brasileiro, espanhol e mexicano
A música latina precisa ser preservada, principalmente em seus respectivos países. Por isso, artistas independentes da Colômbia lançaram a coletânea Bogotá Suena como uma tentativa de preservação da própria memória musical.
Já curte o Minuto Indie no Facebook? Clique aqui!
A coletânea Bogotá Suena chega ao seu volume número quatro e simboliza uma iniciativa da entidade pública Idartes (Instituto Distrital de las Artes). Nos últimos anos, artistas da América Latina e Ibérica tem se unido para celebrar uma manifestação cultural rica: a música. Nessa coleção, artistas independentes colombianos querem difundir e imortalizar a memória musical do país, conectando variadas expressões locais em diferentes gêneros.
“Hoje, os quatro mercados musicais mais fortes da América Latina são Colômbia, Argentina, México e Brasil. E, por cinco anos consecutivos, estes mercados foram os que mais cresceram anualmente no streaming mundial”, destaca o produtor argentino radicado no Brasil Hernan Halak, diretor da produtora Mundo Giras.
A Mundo Giras é uma parceira do Idartes e busca criar pontes entre o Brasil e os países vizinhos, se atentando às manifestações culturais de “latinidade” pelo mundo, como menciona Hernan. O Idartes é responsável pelo Festivales Al Parque, conjunto de festivais que movimenta as cenas do jazz, salsa, hip hop, rock e outros gêneros contemporâneos da Colômbia e territórios latinos, chegando a levar nomes como Emicida.
O lançamento de Bogotá Suena, Vol. 4 é o primeiro que acontece nos mercados brasileiro, espanhol e mexicano. Os artistas que compõem a coletânea vão desde Suricato à Pedrina, de Pedrina y Rio.
“A cena alternativa bogotana tem muitíssimas cores e o compilado do Bogotá Suena é importante porque percorre pelo trabalho de diferentes artistas de gêneros bem variados. Do rock, ao punk, ao pop, ao folk. Sinto que representa não só Bogotá, mas o que é a Colômbia cultural e musicalmente, toda nossa mescla de sonoridades”, diz Pedrina sobre a relevância da coletânea.
BOGOTÁ SUENA, VOL. 4
MI NO YOUTUBE
Mais notícias no Minuto Indie.