O que é Dream Pop?

O que significa Dream Pop e suas variações?

Variações de pop e do movimento indie e psicodélico são coisas comuns quando surgem bandas ou artistas no cenário musical. No início de cada trajetória é comum mesclar diversos estilos de som até finalmente chegar ao resultado final, e aí surgem estilos como o Dream Pop, que basicamente é experimentação.

O que é Dream Pop?

Dream pop ou pop psicodélico é um derivado do rock alternativo e neo-psicodelia que surgiu em 1980. O gênero envolve, ainda, o shoegaze. O dream pop surgiu a partir de experimentações para transformar melodias do rock alternativo em músicas com ecos e vocais murmurados. Hoje em dia, o estilo tem ainda a adição de sintetizadores, o que mescla ao synthpop.

Glossário:

  • shoegaze: caracterizado pela apresentação olhando para os pés
  • synthpop: gênero experimental de sintetizadores
  • madchester: um movimento de 1980 que marcou a cena do rock psicodélico britânico
  • ambient: estilo onde o foco é o timbre, o que explica grande parte dos vocais das bandas do movimento serem femininos.

Bandas do Dream Pop:

Existem diversas bandas de Dream pop, inclusive até hoje surgem seguidores do estilo, seja com variações dele, seja em sua essência. Abaixo separei algumas das minhas favoritas:

  • Swin Deep:

Swin Deep é uma banda natural de Birmingham, Inglaterra, em 2011. Os membros, Austin Williams, Tom Higgins, Zachary Robinson, Cavan McCarthy e James Balmont, tocam rock alternativo com dreampop e tem um estilo muito semelhante ao shoegaze.

A banda é totalmente a base do experimental, ou seja, eles misturam diversas influências e isso gera um trabalho bastante original. A banda tem dois álbuns de estúdio, Where the Heaven Are We (2013) e Mothers (2015), e dois EPs, She Changes the Weather Sun On My Back, ambos de 2013.

  • The Underground Youth:

The Underground Youth é uma verdadeira obra de arte fora do museu! Diferente da Swin Deep, a banda não tem o dream pop como variação total, mas sim o shoegaze e toda a vibe psicodélica dos anos 90. A banda foi fundada por Craig Dyer em 2008, mas conta ainda com Mark Vernon, Max James e Olya Dyer. Outra característica é o madchester, além do britpop.

A The Underground Youth possui 10 álbuns de estúdio, sendo o seu mais famoso o Mademoiselle (2010).

  • Beach House:

A minha favorita de todas, a Beach House é uma dupla americana de dream pop e indie pop formada em 2004 por Victoria Legrand (vocal, teclados) e Alex Scally (guitarra, teclados). Por ser francesa, Victoria recebeu muita influência de jazz e do movimento barroco, mas não se limita a isso. Como diversas bandas francesas por aí, a dupla adora um sintetizador e um bom rock. E, assim como as outras duas citadas, a banda também tem característica do shoegaze.

Beach House possui seis álbuns, e o mais famoso é o álbum homônimo (Beach House) de 2006.

O vídeo trazido abaixo é um dos que eu mais assisto/ouço, pois nele contém músicas raras e descartadas dos álbuns já lançados pela banda.

  • Mazzy Star:

Essa é uma das minhas descobertas mais recentes, ou melhor, foi uma indicação de um amigo. A Mazzy Star é/foi uma banda de inúmeros gêneros e subgêneros fundada em 1988. Dentre as maiores identificações da banda, o dream pop, o shoegaze, folkambient. Os integrantes da banda são Hope Sandoval, David Roback, Suki Ewers, Keith Mitchell, Colm Ó Cíosóig e Josh Yenne.

Mazzy Star possui quatro álbuns de estúdio, sendo eles She Hangs Brightly (1990), So Tonight That I Might See Capitol (1993), Among My Swan (1996) e Seasons of Your Day (2013).

  • The XX:

Para fechar, uma banda que é bastante conhecida no cenário indie e que, provavelmente, ninguém intitula como Dream Pop. A The XX foi formada em 2005 por Romy CroftOliver Sim e pelo produtor e, pasmem, sintetizador Jamie XX. Identificada como indie popsynthpop pela maioria dos ouvintes, a banda possui intermináveis características do movimento psicodélico dos anos 80.

A banda possui três álbuns de estúdio, XX (2009), Coexist (2012) e I See You (2017). Dos três, o Coexist é o que mais mostra o quanto a banda faz parte do Dream Pop.

Além dessas bandas, outras muito conhecidas fazem parte do Dream Pop, mas nem todo mundo sabe disso. É o caso de The Velvet Underground, M83The Verve, The Sundays, entre outras. É um estilo com uma vibe bem gostosa de ouvir, pois é o intermédio entre o pesado do rock e a tranquilidade do ambient.

MI NO YOUTUBE:

Deixe uma resposta