Conheça a banda Barcamundi e assista “Amor Concreto”, do álbum recém lançado, “Disco Adulto”

Barcamundi mistura indie com brasilidades e transforma ações cotidianas em lúdicas no clipe “Amor Concreto” de seu segundo álbum de estúdio, “Disco Adulto”.

Em dezembro de 2018, antes do lançamento oficial do segundo álbum de estúdio, a banda Barcamundi compartilhou o videoclipe “Amor Concreto”, onde nos apresentou como sequência dos singles “Leito e Frio” e “Mãe”, um gostinho do que viria no álbum “Disco Adulto”, lançado em janeiro desde ano. O videoclipe assim como a música, nos remete as ânsias de uma geração inteira e que nos envolve dia após dia. Com cenas lúdicas em que simples ações cotidianas como comer, tomar banho, ouvir música ou assistir TV, são explorados os efeitos do meio urbano e a alienação que é provocada pelas estruturas que nós mesmos erguemos. No clipe dirigido por Thiago Saramago, os atores Azul e Julia Oristanio trazem uma nova performance à canção que esta presente no EP audioviasual “Revoada” de 2016, que é um projeto que a banda fez em parceria com o trio Gragoatá.

“O conceito do clipe veio de uma busca por representar o contraste entre o ritmo urbano, o cotidiano, as estruturas que a gente cria e o ritmo mental, mais criativo e mais fluído. Há também o diálogo com a música que tem uma melodia mais repetitiva, representando essas estruturas, enquanto a letra usa uns jogos de palavras retratando uma complexidade humana. O arranjo mescla bem os ritmos urbanos com elementos mais orgânicos, alternando os momentos entre a fluidez das coisas humanas e a dureza das coisas que a gente constrói”, reflete Barcamundi sobre “Amor Concreto”.

Assista ao clipe:

O grupo que foi formado em 2013 em Niterói, lançou seu primeiro disco auto intitulado em 2015, nos apresentando músicas com a sonoridade entre o MPB, britpop e indie rock dos anos 90. A Barcamundi é integrada por Gabriela Autran (escaleta, synth e backing vocal), Gil Navarro (bateria), João Barreira (voz, violão e guitarra), Leon Navarro (guitarra, pífano, clarinete, escaleta, marimbau e backing vocal), Matheus Ribeiro (guitarra e trompete) e Pedro Chabudé (baixo).

Depois de lançar o videoclipe comentado acima, a banda nos apresentou seu segundo álbum de estúdio, o “Disco Adulto“, que contém 08 faixas e alcançou certa maturidade na sonoridade do grupo, com misturas da música brasileira e o experimental. No disco produzido por Hugo Noguchi (Ventre, SLVDR), existem uma variedade de arranjos de rock alternativo e o pós-MPB, de música para música, o que nos cativa e nos aproxima de cada canção, seja pela letra poética ou pelos experimentos sonoros e bem executados, como na faixa “Balão” ou “Velho Retrato”. O álbum utiliza diferentes recursos estilísticos e o conjunto da obra aborda, a partir dessas perspectivas, o tema central da distância.

Conheça a banda e ouça o álbum “Disco Adulto”:

 

Confira o último vídeo do canal Minuto Indie:

Deixe uma resposta