THE STROKES SALVOU O ROCK?

Assim que a banda assinou contrato com a RCA, o projeto inicial era gravar o disco com o produtor Gil Norton, consagrado por assinar trabalhos clássicos do rock alternativo como ‘Doolitle’ do Pixies. A química não rolou, e a banda não gostou do som muito ‘clean’ das primeiras sessões.

Depois de algumas dúvidas sobre como guiar o disco, eles decidiram manter a parceria com o produtor Gordon Raphael, que havia produzido o EP  ‘The Modern Age’.  Assim eles mantiveram a ambientação caseira no som, e a estética alternativa que os fariam se uma promessa do underground que deu certo.

A banda já era um sucesso no Reino Unido antes de ‘Is This It’. Isso aconteceu porque o EP de estreia, ‘The Modern Age’, foi distribuído no Reino Unido através da Rough Trade, gravadora símbolo do som alternativo inglês, que revelou o The Smiths. Quando chegaram lá, estavam na capa da NME, e com a turnê com datas esgotadas.

Sabe por que o disco tem duas capas?  A mais conhecida delas é a internacional, feita pelo fotógrafo Colin Lane, que clicou sua namorada na famosa pose. A capa foi censurada nos EUA, levando a banda a lançar uma edição diferente no país. Assim, a capa norte-americana é uma foto de partículas subatômicas.

Outra diferença entre a edição norte-americana e a internacional é a tracklist do álbum. Por ter sido lançado nos EUA um mês depois do 11 de setembro, a música ‘New York City Cops’ causou desconforto ao trazer uma letra crítica aos policiais de NYC. Assim, eles decidiram trocar essa música por “When It Started’.

Por que acham que eles salvaram o rock?  Na história do rock, geralmente esse título é dado a nomes que conseguiram trazer o underground ao cenário mainstream. Foi assim com a primeira geração do punk, e também com o Nirvana. De alguma forma, o The Strokes representava essa ‘linhagem’ do garage rock que tinha apelo comercial, mas autenticidade.

O engraçado é que a partir desse disco, muitas bandas dos anos 2000 se inspiraram até demais no som de ‘Is This It’, como se fosse uma fórmula mesmo.  Por isso, para muita gente o The Strokes é uma banda que veio para o bem e para o mal do rock.