“Movimento de extrema-direita”  “Subcultura”  “Crítica ao capitalismo”  +  “Afinal, o que é o Vaporwave?”

ONDE SURGIU?

Surpreendentemente ou não, o Vaporwave teve seu início principalmente no Tumblr.  Logo depois começou a viralizar pela estética no YouTube também.

O QUE VAPORWAVE SIGNIFICA?

Deriva de Vaporware:  produto da indústria de computadores que é anunciado ao público geral mas nunca de fato chega ao mercado.

COMO É  O SOM?

Basicamente uma atmosfera mais leve e entorpecente que apenas uma música de elevador um pouco mais bizarra pode oferecer.

Na real é mais complexo que isso. As músicas tem várias vertentes, mas começou com samples principalmente de pop e smooth jazz dos anos 80, com alterações na velocidade pra gerar loops curtos e criar essa leveza.

TAMBÉM EXISTEM SUBGÊNEROS

Por exemplo: Future Funk: com elementos de disco, sendo mais dançante. Mall Soft: bem sutil com influência de jazz e até bossa nova

COMO É A ESTÉTICA?

Brinca com uma mistura de bustos romanos, animações, propagandas e referência dos anos 90 e 80, principalmente do início da internet com glitch art e aquelas fontes do word art, animações, paisagens tropicais, letreiros em neon, representações de shoppings e outros símbolos capitalistas.

PORQUE OUVIR?

Não é só música de elevador, mas tem elementos instigantes com suas doses de apropriação irônica de elementos do capitalismo para fazer críticas a este, sonoramente e visualmente. Além de ser um dos “gêneros de internet” mais longínquos até agora.

QUEM OUVIR?

Vektroid  (gigante do gênero) Blank Banshee HOME Saint Pepsi Yung Bae

VAPORWAVE IS DEAD?

A GENTE APOSTA QUE NÃO.