Antes de entrarmos no que é o Lo-Fi Hip Hop, é legal sacar primeiro o que significa o termo “Lo-Fi”. É uma abreviação de “low fidelity”, que significa “baixa fidelidade”.
Esse termo foi criado pelo DJ William Berger, que nos anos 80 tinha um programa na rádio para “músicas caseiras”. Na música o Lo-Fi também está associado a gravações de baixo orçamento.
Resumidamente, o Lo-Fi Hip Hop é o oposto do Hip Hop tradicional, tanto em produção quanto em estética. Assim, esse estilo do Hip Hop está mais ligado a ritmos como a ambient music, o vaporwave, e até o jazz.
Enquanto no Hip Hop tradicional o foco está nas letras, com beats mais dinâmicos e super produzidos, no Lo-Fi Hip Hop muitas vezes nem precisa de vocal, onde as sensações da música estão mais no instrumental.
Porém, isso de não ter vocal não é regra, sendo que muitos dos pioneiros do Lo-Fi Hip Hop começaram com um trabalho bem versado, como é o caso de MF Doom e Cannibal Ox.
A identidade do Lo-Hi Hip Hop também chama a atenção, sempre com referências à estética dos animes, e de elementos retrô dos anos 80.
Para muitos, o Lo-Fi Hip Hop é algo quase terapêutico, perfeito para momentos mais introspectivos, e que desperta um sentimento de nostalgia.