A maior banda dos anos 70?  Conheça mais sobre uma das bandas mais conceituais do rock:

Todos eles eram aficionados por Blues, tanto que o nome da banda veio de uma junção entre dois grandes nomes do gênero: Pink Anderson e Floyd Council. A ideia foi de Syd Barrett que batizou a ideia como “The Pink Floyd Sound”, mas depois resolveu simplificar deixando “Pink Floyd” apenas.

Pink Floyd e Beatles juntos em estúdio? Isso rolou quando o Pink Floyd estava gravando seu disco de estreia no Abbey Road, enquanto os Beatles gravaram “Sgt. Pepper's”. Sobre esse tempo, o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, disse que ele e seus companheiros chegaram a ver a gravação de 'Lovely Rita'.

Muitas das emblemáticas capas da banda foram feitas pela empresa Hipgnosis, entre elas “The Dark Side Of The Moon” e “Wish You Were Here”. E os caras da Hipgnosis eram feras mesmo no que faziam, tanto que produziram trabalhos de outros nomes como Led Zeppelin e Paul McCartney.

É normal alguns artistas terem alguma mania meio esquisita. No caso de Roger Waters, ele não gosta de ouvir música quando não está trabalhando, quando ele vai a bares ou restaurantes ele pede para desligar a música do ambiente.

Roger Waters também disse uma vez que quando vai compor, não consegue escrever uma música que não vá fazer parte de um disco conceitual. Ele não tem problemas com a música pop usual, mas para ele, uma música sua tem que ter uma história, um conceito.

Apesar de ser o álbum mais vendido da banda, a turnê do disco “The Wall” gerou prejuízos para a banda. Os shows contavam com muitos aparatos, entre eles um muro com tijolos de papelão que era montado a cada show, onde era projetado várias animações, e no fim de cada show o muro era destruído.

Tame Impala é o Pink Floyd atual? David Gilmour já disse gostar muito da banda de Kevin Parker, chegando a dizer que Kevin é um verdadeiro pioneiro do rock psicodélico. O baterista Nick Mason também gosta da banda australiana, inclusive ele declarou que, de alguma forma, o Tame Impala influenciou o último disco do Pink Floyd, “The Endless River”.

O Pink Floyd quase teve que mudar de nome uma vez. Quando Roger Waters saiu do grupo em 85, o incomodava muito seus ex-companheiros de banda tocarem suas composições e terem mais respaldo do público do que ele próprio, então ele decidiu entrar na justiça para impedi-los de continuar sob o nome de Pink Floyd.

A história se arrastou de forma desgastante, mas no final ele não ganhou a causa, pois quem deu esse nome a banda foi Syd Barrett, que saiu da banda logo no começo.Mais tarde Roger se arrependeu disso, tendo se pronunciado através de entrevista, reconhecendo que estava errado.

Para formar toda a sua base conceitual, o Pink Floyd sempre contou com influências de várias áreas do saber, como a física Newtoniana, na aplicação da teoria das cores de Newton para montar o conceito do álbum “The Dark Side Of The Moon”.

Na capa, a luz branca se decompõe em outras cores através do prisma, exemplificando os diversos fatores que juntos, causam a angústia e a inquietação do homem. Outra fonte de inspiração é o escritor e jornalista George Orwell, autor do livro 'A revolução dos bichos' interpretado e repensado pelo Pink Floyd através do álbum “Animals”.