Um dos projetos  mais bem sucedidos  da música internacional,  o Gorillaz que  antes era apenas  um projeto paralelo de Damon Albarn,  hoje é uma das coisas  mais relevantes da cultura pop. 

O Gorillaz foi criado em 1998 por Damon Albarn, vocalista do Blur; e o cartunista e designer Jamie Hewlett. Damon disse que quando eles decidiram criar o projeto, o objetivo era algo experimental em todos os sentidos, principalmente artístico e musical.

São quatro personagens que integram a banda. O líder e baixista da banda é Murdoc. O vocalista é Stuart Pot, que depois ficaria conhecido como  2-D após perder os dois dentes da frente.

O baterista é Russel, que no universo da banda veio direto do Brooklyn, e já era amigo de 2-D. Completando a banda, a guitarrista é Noodle, que por causa do figurino, fazia fãs se perguntarem sobre seu gênero. Ela é uma garota, e foi treinada pelo exército japonês.

O tema dos álbuns do Gorillaz também sempre foi algo muito criativo. Alguns deles tratam da história de seus personagens fictícios, como o primeiro álbum da banda, “Gorillaz”.

Mas também em alguns álbuns os criadores do projeto mesclam as fantasias da banda com outros temas, como no álbum “Plastic Beach” que fala sobre a produção de lixo causada pela humanidade em vários sentidos, tanto ambientalmente como socialmente.

Outro aspecto que chama muita atenção na banda são as grandes colaborações que sempre estão presentes em seus álbuns. Já apareceram artistas como St, Vincent, Elton John, Noel Gallagher e Robert Smith.

Criado como uma plataforma de experimentação musical de Damon Albarn, a banda é muito eclética. Por isso as influências vão desde o rock alternativo até o hip hop, passando por outras sonoridades como o Ska; o Dub; e a música eletrônica é claro.

Outro ponto forte do Gorillaz é todo esse universo criativo que envolve a banda e transcende a música. Pra quem é curioso para sacar mais desse lance multimídia do projeto, existem materiais como o livro “Rise Of The Ogre”.

É uma biografia da banda comentada pelos personagens. E pra entender melhor como os criadores desenvolvem suas ideias sobre o Gorillaz, tem um documentário chamado “Bananaz”.

Além do Gorillaz, Damon também formou outros projetos como o The Good, The Bad & The Queen, banda de rock alternativo que conta com ex-integrantes do The Clash e do The Verve, e o Rocket Juice & The Moon que conta com o Flea do RHCP. E ele também tem a sua carreira solo.

Jamie Hewlett é um cara muito ativo. Antes do Gorillaz ele já era conhecido pela HQ “Tank Girl”, que até virou filme em 1995. Com o Gorillaz ele ficou ainda mais famoso, sendo considerado em 2006 o designer do ano pelo Design Museum de Londres. 

O Gorillaz quase acabou quando Damon e Jamie “brigaram” em 2012.  Pois é, na real o que rolou  foi um desentendimento sobre que rumo o Gorillaz estava tomando naquela época. Segundo Damon, Jamie não estava feliz com os últimos trabalhos da banda, e que a conexão entre a música e a parte visual estava sem nexo.

Em mais de vinte anos de projeto, a banda só tocou no Brasil uma única vez, numa apresentação no Jockey Club de São Paulo, em março de 2017.