PARCERIA COM NICKI MINAJ, MÚSICAS PROFUNDAS DE EXPERIÊNCIA E TUDO AQUILO QUE JÁ CONHECEMOS DE AVRIL LAVIGNE
Nesta sexta-feira (15), chega às plataformas digitais o álbum novo de Avril Lavigne. Intitulado Head Above Water, o sexto álbum de estúdio da canadense é um misto de emoções, aprendizados e viagens no mundo sonoro. Já não tão rockeira como no ínicio da carreira, Avril explora universos que não estava acostumada e surpreende.
A Minuto Indie ouviu e conta todo o conceito na review abaixo. Bora?
-
HEAD ABOVE WATER:
A primeira música do álbum, Head Above Water fala sobre os momentos de luta contra a doença de Lyme, a qual Avril foi diagnosticada em 2015. Além da doença em si, ela também foi diagnosticada com depressão e síndrome da fadiga crônica. É quase uma conversa com Deus pedindo para que ela mantivesse a sua cabeça fora d’água para não se afogar e se entregar sem lutar.
-
BIRDIE:
Birdie é a segunda faixa do álbum e fala sobre alguém que está preso ao relacionamento. Esse relacionamento não necessariamente é amoroso, ele também pode ser do trabalho, escola, faculdade, ou qualquer outro vínculo com outra coisa. Avril contou em entrevista que ela estava se sentindo presa, e que sabia que precisava tomar as rédeas da sua vida e sair daquela situação.
“Like a bird locked up in a cage called love
He clipped her wings when she was born to fly
He said, “A pretty bird, you can’t sing
But I’ll buy you diamonds and ruby rings”
Like a bird locked up in a cage”
-
I FELL IN LOVE WITH THE DEVIL:
Seguindo o conceito de Birdie, I Feel In Love With the Devil fala sobre relacionamento tóxico, o qual a cantora se viu durante a batalha com a doença de Lyme. Quando estava lutando e pensava que deveria manter a cabeça fora d’água, ela se viu perdida em meio ao medo, a depressão e outros sentimentos duros (daí a história da música).
“Shotguns and roses make a deadly potion
Heartbreak explosions in reckless motion
Teddy bears and “I’m sorry” letters
Don’t seem to make things better
Don’t bury me alive
Sweet talkin’ alibi”
-
TELL ME IT’S OVER:
Tell Me It’s Over é a mais agitadinha de todas as faixas até agora, mas também a mais melancólica. A música é sobre ser forte, sobre encerrar um ciclo que não estava certo ou não te fazia bem, é sobre acabar com um relacionamento tóxico. A música lembra algumas canções do Charlie Puth, que fala sobre amor de uma forma mais grosseira, porém dramática.
“Tell me it’s over if it’s really over
‘Cause it don’t feel like it’s over
Whenever you’re closing the door, no
So tell me it’s over”
-
DUMB BLONDE (FEAT. NICKI MINAJ)
O hit do álbum! Única parceria do disco, Dumb Blonde é uma parceria com a icônica rapper Nicki Minaj. De volta ao Goodbye Lullaby, Avril traz um som poderoso junto a sua voz bem mais firme para falar sobre estereótipos. Quando você se encontra perdida, seja por doença seja por circunstâncias mais profundas ou exteriores, você começa a questionar o que é. A música vem como uma bomba para acordar, pois você não pode deixar ninguém tirar conclusões sobre você pelo que você é fisicamente.
“I ain’t no dumb blonde
I ain’t no stupid Barbie doll
I got my game on (Just watch me)
Watch me, watch me, watch me prove you wrong
I ain’t no dumb blonde (Nuh-uh)
I am a freaking cherry bomb (That’s right)
I’ll be your icon
Watch me, watch me, watch me prove you wrong”
-
IT WAS IN ME:
Voltando à melancolia e tristeza das faixas anteriores, mas apenas na melodia. It Was In Me fala sobre procurar e procurar por algo que não é capaz de encontrar fora, pois estava o tempo todo dentro do coração ou dentro de si. Segue a ideia da revolta de Dumb Blonde, mas de uma forma mais suave soando como um desabafo.
“Now let me feel high when I’m sober
Let me feel young when I’m older
Let me feel proud when it’s over
I finally realized, all of this time
It was in me
All along, it was in me”
-
SOUVENIR:
Souvenir é uma música deliciosa de ouvir, daquelas que você ficaria horas ouvindo sem trocar. Sua letra fala sobre um romance de verão que está próximo do fim, o que faz uma das partes agir como uma romântica sem expectativas. A faixa tem influência da sonoridade de Lauren Christy, uma das compositoras.
“Can I keep you as a souvenir?
Can I take your shirt to dry my tears?
Can I meet you here this time next year?
Can I keep you as a souvenir?
We could take a chance and disappear
We could runaway, get out of here
Can I keep you as a souvenir?
Wish you were here”
-
CRUSH:
Romântica e perfeita para se perder em pensamentos, Crush é uma faixa mais alegre, porém tem suas negatividades. A letra fala sobre quando você esta apaixonado, mas guarda contigo sentimentos de relacionamentos passados que causam medo de entrar em um novo compromisso.
“It’s just the way you are, the way that you walk
The way that you talk, the way that you read me, baby
And honey, don’t hide that look in your eyes
Darlin’, it drives me crazy
Don’t crush, don’t crush me, no, say you’ll remain”
-
GODDESS:
Nona faixa do álbum, Goddess lembra novamente a era Goodbye Lullaby na sonoridade. Sua letra é como uma continuação de Crush, quando ela finalmente se entrega para um novo relacionamento após perceber o que o novo crush faz por ela.
“He treats me like a goddess, goddess
He thinks I’m sexy in my pajamas
The more I am a hot mess, the more he goes bananas
He treats me like I’m a goddess
To be honest, honest
I didn’t know how bad that I want this
Hard to keep it modest, thinks my body’s flawless
He treats me like I’m a goddess”
-
BIGGER WOW:
A mais animada e com a melhor vibe do álbum, com certeza. Bigger Wow fala sobre viver a vida de uma forma divertida e sem medo do que pode acontecer. É viver sem se importar com as coisas que podem afetar seu psicológico ou seu corpo, sem tristeza, sem energias ruins. É sobre viver.
“I just want a bigger wow, I’m not complaining
If you throw me up, I won’t come down
Just say you’re waiting for me
I’ll meet you in the clouds
I just want a bigger wow
B-b-b-b-b-bigger (Wow)”
-
LOVE ME INSANE:
Com piano, set acústico e estalos de dedo, Love Me Insane se torna uma das melhores faixas. A voz de Avril aparece mais relaxada e gostosa de ouvir, pois ela está cantando sobre amar. Depois de começar o álbum falando sobre sua recuperação da doença, tipos de relacionamento tóxico, um crush e a entrega a ele, finalmente ela se permite amar novamente.
“So, baby, let’s go insane, insane
Yeah, you make me lose my brain, my brain
From the minute that you asked me what’s my name
I know it’s a dangerous game
But love me insane”
-
WARRIOR:
Para fechar o álbum com chave de ouro, Warrior aparece como a versão final e de agradecimento de Head Above Water. Com a ajuda do piano, backing vocal e voz entonada, Avril Lavigne canta sobre a sua luta diária a partir da libertação dos acontecimentos ruins que cercaram sua vida nos últimos anos.
“‘Cause I’m a warrior, I fight for my life
Like a soldier all through the night
And I won’t give up, I will survive, I’m a warrior
And I’m stronger, that’s why I’m alive
I will conquer, time after time
I’ll never falter, I will survive, I’m a warrior”
—
Opinião: Eu amei o álbum, música por música e letra por letra. Avril trouxe um álbum bastante pessoal, mas que pode inspirar fãs e não-fãs dela no momento que ouvirem. É uma bíblia de experiências, as quais qualquer um está submetido a passar. Avril, você é um ícone.
Conta pra gente o que você achou!
MI NO YOUTUBE:
https://www.youtube.com/watch?v=-ut0AZ8qJaQ