Rammstein "Zeit"

“Zeit”, o novo disco da banda alemã Rammstein, traz temática pós-pandemia

 

 

A banda de metal alemã Rammstein lançou na última sexta-feira (29) seu tão aguardado oitavo álbum, intitulado “Zeit” (“Tempo”, em alemão), que foi gravado no lockdown durante a pandemia de COVID-19. Em “Zeit“, Rammstein deixa um pouco de lado os batidões, mas sem abrir mão dos refrões grandiosos, sua teatralidade característica e letras ácidas, passando por temas como excesso de cirurgias plásticas, morte, sexo e polarização social.

A faixa-título fala sobre o desejo de parar o tempo, de não estar preparado para morrer, embora a morte não se importe com isso, sendo uma das composições mais reflexivas do disco. “Angst” traz todo o peso dos representantes do “Neue Deutsche Härte“, com um riff contagiante e um refrão que vai fazer estádios cantarem em plenos pulmões. A música ironiza o sonho americano, alimentado por líderes autoritários, e faz referência a um jogo de pega-pega alemão, em que o responsável por “pegar” representa a Morte.

Zick Zack” é uma faixa divertidíssima, com fortes influências dos anos 80, um riff com um baita groove e letra zoando a compulsão por procedimentos estéticos. O marketing dessa música foi tão pesado que até gerou uma fake news de que o Rammstein estaria abrindo uma clínica de estética em Berlim (imagina só!).

Meine Tränen” é um dos destaques do álbum, com um refrão digno de estádios, mais uma vez trazendo um tom melancólico e falando sobre a morte. “Dicke Titten” é ótima até olhar a letra, que traz uma composição rasa sobre “mulheres com seios grandes”. Já a música seguinte, “Lügen“, demora a engatar e é quando o disco começa a cansar um pouco. No refrão, parece que a canção vai finalmente decolar, mas o verso seguinte carregado no autotune propositalmente não agrada e fica deslocado no meio da faixa, sendo, na minha opinião, a única música do disco realmente dispensável. “Adieu“, que fecha o álbum, consegue retomar a atenção e é literalmente uma faixa de despedida, que traz a morte como tema novamente.

Nur der Tod währt alle Zeit
Er flüstert unterm Tannenzweig
Muss alles in sein Dunkel ziehen
Sogar die Sonne wird verglühen

Doch keine Angst, wir sind bei dir
Ein letztes Mal, so singen wir

Adieu, Goodbye, Auf Wiedersehen
Den letzten Weg musst du alleine gehen
Ein letztes Lied, ein letzter Kuss
Kein Wunder wird geschehen
Adieu, Goodbye, Auf Wiedersehen
Die Zeit mit dir war schön

Tradução:

Apenas a morte dura eternamente
Ela sussurra sob os galhos do pinheiro
Ela precisa arrastar tudo para sua escuridão
Até mesmo o Sol irá queimar

Mas não se preocupe, estamos com você
Por uma última vez, então iremos cantar

Tchau, adeus, até outra hora
Você precisa seguir o último caminho sozinho
Uma última canção, um último beijo
Nenhum milagre acontecerá
Tchau, adeus, até outra hora
Eu tive um ótimo dia junto com você

Em suma, Rammstein conseguiu trazer uma nova sonoridade mesmo depois de tantos anos, se mostrando ainda extremamente relevante. O grupo conseguiu trazer bons refrões, riffs e composições, com faixas memoráveis como “Angst” (sendo a melhor do álbum, na minha opinião), “Meine Tränen”, “Zeit”, “Zick Zack” e “Adieu”.

Mais notícias no Minuto Indie. Acompanhe nosso conteúdo em outras plataformas.

Autor

  • Juliana Guimarães

    Mestre em Microbiologia e doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, que nas horas vagas escreve no Minuto Indie e joga videogame. Tem PhD em Emo e Metalcore, é fã de carteirinha do My Chemical Romance e ama musicais. Nunca foi vista sem delineador 🤫

Escrito por

Juliana Guimarães

Mestre em Microbiologia e doutoranda em Biotecnologia Vegetal e Bioprocessos, que nas horas vagas escreve no Minuto Indie e joga videogame. Tem PhD em Emo e Metalcore, é fã de carteirinha do My Chemical Romance e ama musicais. Nunca foi vista sem delineador 🤫