Melhores discos pop internacional

Lista está recheada de temáticas oitentistas e aprendizados

Vai chegando o final de 2020 e as listas de melhores do ano já começam a pipocar pela internet. Tradicionalmente, o Minuto Indie apresenta as suas diversas opiniões dos colaboradores e dessa vez não seria diferente. Por isso, logo de cara trazemos os melhores discos pop internacional de 2020.

Já curte o Minuto Indie no Facebook? Clique aqui!

Em um ano que começou bem, o pop foi um escape para quem estava perdido em meio ao caos. De Selena Gomez à Kylie Minogue, os lançamentos, principalmente no que se referem às artistas femininas, foram muito aclamados pelos críticos e por fãs, não apenas do gênero.

Confira a lista de melhores discos pop internacional de 2020 (em ordem cronológica):

1- Rare – Selena Gomez

Para começar a nossa lista de melhores discos pop internacional: Selena Gomez. Após quatro anos de Revival, três da compilação For You, e após recuperação da saúde, Selena lançou o aclamado segundo álbum de estúdio Rare, terceiro no geral em carreira solo. Lançado em 10 de janeiro de 2020, Rare é uma redescoberta da sonoridade da exact, que se jogou nas nuances mais pessoais e na base do violão elétrico. Confira mais sobre o álbum aqui.

2- Manic! – Halsey

Em 17 de janeiro, Halsey lançou o seu terceiro álbum de estúdio Manic!. Em uma representação perfeita do que é abstrato e da vontade de explorar sua própria sonoridade. O disco pode ser definido como pessoal, experimental, divertido e romântico e mostra a cantora com por outro lado. Sabia mais aqui.

3- Walls – Louis Tomlinson

No dia 31 de janeiro, o exOne Direction Louis Tomlinson lançou seu aguardado álbum de estreia. Intitulado Walls, o disco tem uma vibe mais voltada para o britpop dos anos 1990, lembrando Oasis, mas também possui nuances de Blink 182. Saiba mais aqui.

4- BTS Map of the Soul: 7 – BTS

O grupo sul-coreano BTS não poderia faltar na lista devido ao sucesso indescritível e talento. Em 21 de fevereiro, os meninos lançaram Map of the Soul: 7, seu quarto álbum de estúdio. Com estreia em primeiro lugar na Billboard 200, o disco já nasceu aclamado, consolidando o grupo como um dos melhores da década.

5- Heartbreak Weather – Niall Horan

No dia 13 de março, o exOne Direction Niall Horan lançou seu segundo álbum de estúdio. Intitulado Heartbreaker Weather, o disco possui uma pegada diferente do que foi o Flicker (2017). Se na estreia solo ele puxou para o folk, quase caminhando para o country, no novo trabalho ele optou por fazer um som mais próximo da ex-banda: pop rock da melhor qualidade, além de ter escrito todas as 14 faixas.

6- Colores – J Balvin

Um dos maiores nomes da música latina e do reggaetonJ Balvin lançou o sexto álbum de estúdio, intitulado Colores. Sob o conceito das cores do arco-íris, o cantor apresenta um disco sólido levando e mostrando sua influência na música, arte e moda, de uma forma ampla.

7- Future Nostalgia – Dua Lipa

Considerado o álbum do ano, o segundo disco de Dua Lipa, Future Nostalgia, chegou às plataformas no dia 27 de março. Já antecipando a sonoridade com os singles Don’t Start Now, Physical e Break My Heart, a cantora apresentou um trabalho cheio de referências, porém totalmente único. Confira mais aqui.

Vale lembrar que em 28 de agosto, a cantora lançou uma versão de remixes do álbum. Intitulado Club Future Nostalgia, o disco conta com diversas participações especiais que vão de Missy Elliot à Madonna. Ouça aqui.

8- Petals For Armor – Hayley Williams

O oitavo disco da nossa lista é de uma das figuras mais queridas do pop rock: Hayley Williams. Em meio à pandemia, a cantora lançou Petals For Armor, seu primeiro álbum fora do Paramore. Lançado em 08 de maio, o disco foi produzido por Taylor York, colega de banda, e fala sobre a vulnerabilidade como proteção.

9- How I’m Feeling Now – Charli XCX

O quarto álbum de estúdio de Charli XCX How I’m Feeling Now foi lançado em 15 de maio, no auge da quarentena. O projeto aconteceu no melhor estilo Do It Yourself (faça você mesmo), visto que, assim como todo mundo sensato, a cantora estava em isolamento social. Tentando apresentar um som mais elétrico, Charli trabalhou em conjunto com os fãs para escrever e falar sobre seus sentimentos durante o período de pandemia.

10- Chromatica – Lady Gaga

ao meio da nossa lista de melhores discos pop internacional: Lady Gaga. De volta às raízes do eletropop que a consolidou, a era Chromatica chegou com tudo às plataformas no dia 29 de maio. Com parcerias interessantes com BlackpinkAriana Grande, a Mother Monster reinventou seu estilo outra vez.

11- Taylor Swift – Folklore

De surpresa, Taylor Swift lançou seu oitavo álbum de estúdio no dia 24 de julho. Totalmente composto e produzido à distância, em home office, por ela, Jack Antonoff e Aaron Dessner, do The National, o disco tem uma pegada folk/country, mostrando sua versatilidade. Leia mais aqui.

Recentemente, estreou no Disney+ o documentário Taylor Swift Long Poud Studio, onde Taylor contou a história por trás das músicas do Folklore e toda a produção.

12- Smile – Katy Perry

No dia 28 de agosto, Katy Perry lançou Smile, seu quinto álbum de estúdio oficial (sexto, com o Katy Hudson). Com 12 faixas sobre positividade e superação, a cantora apresenta uma sonoridade mais madura, porém com o mesmo tom alegre da hitmaker. Saiba mais aqui.

13- The Album – BLACKPINK

O girlgroup de k-pop Blackpink vem sendo um fenômeno desde seu debut, porém esse ano foi especial. Depois da parceria com Dua Lipa em 2018, as cantoras tiveram Selena Gomez, Lady Gaga Cardi B no repertório de 2020. O primeiro single How You Like That antecedeu bem o que viria o álbum, pois o clipe teve 86,3 milhões de views nas primeiras 24 horas. O disco chegou às plataformas em 02 de outubro, vendendo até então um milhão de copias de pré-venda.

14- Love Goes – Sam Smith

Terceiro álbum de estúdio de Sam SmithLove Goes chegou no dia 30 de outubro. Diferente do que o cantor havia apresentado para o público antes, o britânico buscou apresentar mais baladas do que a melancolia das sessões em acústico e uso de piano, fazendo algo mais livre e deixando seu som mais fluído.

15- Confetti – Little Mix

No dia 06 de novembro, o grupo britânico Little Mix lançou seu aguardado sexto álbum de estúdio. Prestes a completar 10 anos de carreira, as meninas fizeram um álbum festivo, porém maduro, explorando timbres, estilos e instrumentos. De Break Up Song, o primeiro single, à Sweet Melody, as músicas não vão sair da sua cabeça.

16- Disco – Kylie Minogue

Também no dia 06 de novembro, Kylie Minogue lançou Disco, seu décimo quarto álbum de estúdio. Seguindo a mesma pegada do Little Mix e um pouco do que fez a Dua Lipa no Future Nostalgia, a cantora trouxe nostalgia à tona com muito eletropop. A crítica especializada classificou o disco como o melhor da carreira.

17- Plastic Hearts – Miley Cyrus

Pela sonoridade, o novo álbum de Miley Cyrus não estaria na lista, porém o histórico da cantora no mundo pop é significativo para ser deixado de lado. Falando do Plastic Hearts, lançado em 27 de novembro, há muitos elementos que fazem do disco, um disco de rock n’ roll, principalmente se levarmos em consideração as parcerias como com a Dua Lipa. Confira mais aqui.

18- El Ultimo Tour Del Mundo – Bad Bunny

Bad Bunny é, sem dúvidas, um dos maiores nomes de 2020. De forma sólida, o cantor lançou três álbuns em 2020 (YHLQMDLG, Los Que No Iban A Salir e El Ultimo Tour Del Mundo), todos muito elogiados pela crítica. Segundo disco de sua carreira e terceiro no ano, El Ultimo Tour Del Mundo chegou às plataformas no dia 27 de novembro e foi o primeiro disco produzido totalmente em espanhol a chegar ao topo da Billboard 200.

19- Wonder – Shawn Mendes

E o último, porém não menos importante, da lista de melhores discos pop internacional de 2020 é Wonder, do Shawn Mendes. Mais maduro tanto em idade quanto na produção artística, Shawn traz uma nova vibe em seu quarto álbum da carreira. Ao lado de Camila Cabello, ele fez da produção seu escape para explorar suas próprias limitações. Saiba mais aqui.

Em novembro, Shawn Mendes lançou o documentário In Wonder, pela Netflix.

20 – Evermore – Taylor Swift

Como dormir sendo fã de Taylor Swift? Outra vez sem avisar com antecedência, a cantora lançou seu segundo álbum de 2020. Evermore, irmão de Folklore, é o novo disco dela e dá continuidade às histórias contadas e não contadas anteriormente, em uma pegada mais romântica e suave, diferente da melancolia que iniciou o projeto. Para o disco, Taylor tem parcerias com HAIMThe NationalBon Iver.

Nota da autora: Essa lista sairia hoje (11) normalmente, como programado, porém jamais imaginaria que Taylor lançaria outro álbum e que fosse ainda melhor que o primeiro. Incrível! Não poderia ficar de fora.

MI NO YOUTUBE

Mais notícias no Minuto Indie.

Autor

  • Vitoria Correa

    A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Formada em Técnico em Informática e cursando Jornalismo.

Escrito por

Vitoria Correa

A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Formada em Técnico em Informática e cursando Jornalismo.