Você piscou e esses discos completam dez anos de lançamento
2010 foi marcado por vários discos internacionais importantes que são ouvidos até hoje, porém o tempo passa muito rápido. O Minuto Indie resolveu relembrar 13 desses célebres discos que estão completam 10 anos de lançamento em 2020.
Confira a lista dos discos que completam 10 anos em 2020 e escolha seus favoritos:
1 – The Suburbs – Arcade Fire
O consagrado disco The Suburbs, é uma crônica urbana a vida no subúrbio, que levou a banda canadense Arcade Fire para outro patamar. Quando o grupo venceu o prêmio mais importante da noite no Grammy, de Álbum do Ano, foi algo totalmente inesperado para uma banda de Indie Rock.
2- Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys – My Chemical Romance
O quarto álbum de estúdio do My Chemical Romance (último lançado até então, ainda temos muita esperança), dividiu opiniões entre os fãs, uns amam, outros odeiam. O disco é um trabalho mais pop animado da banda, e possui letras ácidas e melodias dançantes.
3- Doo-Wops & Hooligans – Bruno Mars
O disco de estreia do cantor Bruno Mars foi um grande sucesso, quase todas as faixas do disco foram hits, como ‘Grenade’ ‘The Lazy Song’ ‘Talking to the Moon’ e ‘Just the Way You Are’, que rendeu ao cantor seu primeiro de muitos prêmios Grammy.
4 – Teenage Dream – Katy Perry
Em 2010, Katy Perry fez a alegria dos fãs e dominou as paradas musicais, ao lançar um disco pop perfeição e chiclete, com músicas que continuam presentes nas nossas playlist e noites da karaokê até hoje. A era trouxe clipes icônicos, super produzidos, com destaque para os hinos ‘Teenage Dream’ ‘Last Friday Night’ e ‘Firework’.
5- Tourist History – Two Door Cinema Club
O dançante álbum de estreia do Two Door Cinema Club, mistura ritmos do indie com elementos pop, e levou a banda norte-irlandesa a ganhar visibilidade. ‘Something Good Can Work’ ‘What You Know’ entre outros sucessos, continuam animando muito o público na cena musical underground de todo mundo.
6- Crazy For You – Best Coast
O primeiro disco do duo californiano Best Coast formado por Bethany Cosentino e Bobb Bruno é um achado na nostalgia. Faixas como ‘Summer Mood’ e a anfitriã ‘Boyfriend’ exibem todo o charme de verão californiano. Destaque também para a sentimental ‘Our Deal’, que ganhou um clipe com ares cinematográfico, dirigido pela atriz Drew Barrymore.
7 – My Beautiful Dark Twisted Fantasy – Kanye West
Considerado por muitos como genial, o aclamadíssimo quinto álbum de estúdio do rapper Kanye West, foi um dos poucos a conquistar nota máxima do Pitchfork em anos. O disco tem participações de Kid Cudi, Jay-Z, Nicki Minaj, John Legend, Bon Iver. E mostra mais uma vez quanto o artista é criterioso com seus arranjos.
8 – Brothers – The Black Keys
O duo formado pelo vocalista e guitarrista Daniel Quine Auerbach e pelo baterista Patrick J. Carney mostrou toda a sua evolução em Brothers. O disco foi sucesso de crítica e público, alcançando a terceira posição na Billboard 200 e sendo considerado por muitos o melhor trabalho do aclamado duo.
9 – Loud – Rihanna
Que Rihanna tem uma discografia maravilhosa nós sabemos, mas o álbum Loud foi um dos mais aclamados de sua carreira, os ótimos singles pop dançante ‘S&M’ e ‘Only Girl (In The World)’ fez a cantora dominar as pistas de dança, também tem participações dos rappers Drake, Eminem e Nicki Minaj. Não podemos deixar de falar da polêmica ‘Man Down’ e seu RUM BUM BUM BUM um grande sucesso.
10 – Plastic Beach – Gorillaz
A banda virtual Gorillaz retornou em 2010, após cinco anos sem nenhum lançamento, com o Plastic Beach. O álbum fala de questões ambientais, em meio a história de uma ilha secreta flutuante no Pacífico Sul. O disco é repleto de participações incluindo Snoop Dogg, Little Dragon, Lou Reed, Paul Simonon e Mick Jones, a sinfonia ViVA, Bobby Womack, entre outros.
11 – Speak Now – Taylor Swift
Ainda com elementos country, Taylor Swift teve mais um trabalho aclamado em 2010. Speak Now mostra a cantora tentando trilhar um novo caminho, mais pop e muito mais madura como compositora. Entre os ótimos singles estão ‘Mine’ e ‘Long Live’.
12 – InnerSpeaker – Tame Impala
O Tame Impala mostrou toda a força de seu rock psicodélico em 2010, no disco InnerSpeaker, outro disco que completa 10 anos de existência. Com um som nostálgicos que remetia a Beatles, The Stones Roses e Pink Floyd, a banda australiana fez uma estreia tão boa, que logo começou a ser apontada como uma das apostas do Indie, o que seria concretizado em poucos anos.
13 – Contra – Vampire Weekend
O Contra pode não ser o melhor álbum do Vampire Weekend, mas elevou o o trabalho e reconhecimento da banda para outro nível. O disco vai além do indie misturando eletrônica, com influências jamaicana. Destaque para ‘Diplomat’s Song’ a canção possui seis minutos e sample de uma faixa da cantora M.I.A..
13 discos que completam 10 anos em 2020
Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook.