Leveze inspira conforto e tranquilidade em ‘Aclimação12-20’, seu disco de estreia

Leveze Aclimação12-20

O projeto solo de Zé Lanfranchi passeia entre sonoridades como synthpop e chillwave

Sempre foi um desafio coletivo suportar o peso dos dias nas nossas próprias costas, mas já faz um tempo que, aparentemente, passamos para um nível ainda mais intenso. Parece cada vez mais difícil não querer fugir do caos, e se esconder do que ainda está por vir e a gente nem sabe. Até que, uma hora, a gente nota que não adianta tentar escapar porque os problemas vão aparecer em qualquer canto, e o que nos resta é tentar se adaptar. Aclimar, renovar as energias, buscar formas de enviar um pouco de leveza pra alma. Leveze, projeto solo do músico e produtor Zé Lanfranchi, acaba de nos presentear com seu disco de estreia, ‘Aclimação12-20‘, que parece ter vindo ao mundo exatamente com esse propósito.

Leveze
Capa do disco ‘Aclimação12-20

Quando o projeto estreou com o single ‘Aurora, nós divulgamos o lançamento com exclusividade, aqui no Minuto Indie. No momento, chamamos Leveze e sua canção de “terapia para a alma“, e estávamos certos, porque nada mudou. ‘Aclimação12-20‘, que poderia facilmente ser caracterizada como uma sessão de relaxamento, chega pelo selo e produtora Cavaca Records, para reafirmar tudo que ‘Aurora‘ nos transmitiu quando chegou aqui. Inclusive, essa foi escolhida como a primeira faixa do disco, o que a torna ainda mais responsável por criar em nós uma alta expectativa em relação ao que está por vir nos minutos seguintes.

Com Leveze, Zé não decepciona, entrega uma estética nostálgica, algo meio retrofuturista, ora com muita delicadeza, ora mais enérgico. Quando a gente se depara, o espírito de ‘Aclimação12-20‘ já nos transportou para uma outra atmosfera. Além de não quebrar as altas expectativas, o disco ainda surpreende com suas oito faixas cheias de elementos de synthpop e chillwave. Tudo fica mais inovador com a participação de artistas como Fernando Dotta (Balaclava Records/Single Parents), que aceita a aventura de escrever e cantar em português, na faixa ‘Voraz; Rodrigo Carvalho (The Soundscapes), que dá voz a ‘Secrets Over Cigarettes‘ (assista ao clipe!) e ‘Pacifica‘; e Rita Oliva (Papisa) que, além de também cantar em ‘Pacifica‘, divide a interpretação de ‘Valse a Vide‘ com o rap francês de Romain Desouche. 

“O álbum foi ganhando uma identidade forte pra mim a cada audição, lembro de sair para andar de skate, correr no parque e ouvir ele direto. Sinto que tem uma força de movimento, começo do dia, exercício e a endorfina que liberada te faz ver o mundo com outros olhos” – Zé Lanfranchi, sobre ‘Aclimação12-20’

O projeto solo de Zé Lanfranchi engatinhou com lançamentos como ‘Aurora‘ e ‘Secrets Over Cigarettes‘, e começa a dar seus primeiros grandes passos agora, com o disco de estreia ‘Aclimação12-20‘. Apesar de pouco caminho andado, Leveze já tem muita história para contar. Por privilégio, Zé nos permitiu conhecer mais detalhes sobre o processo de criação e a ideia central de cada faixa que compõe o disco, através de um faixa a faixa.

Faixa a Faixa, por Zé Lanfranchi

01 – Aurora

É a faixa boas vindas, abre alas, poderia se chamar aclimação porque ela dá o tom e mostra o propósito do que vem pela frente. É instrumental, melódica e nostálgica.

02 – Secrets Over Cigarettes (Part. Rodrigo Carvalho)

Depois do propósito de calmaria, paz e boas vindas, vem o desafio de fazer isso porém com mais energia, com a voz. Secrets aceita esse desafio e dá um passo a mais, ainda com nostalgia e leveza, apresenta um beat forte, letra e mais movimento.

03 – Toni Maneiro

Uma música mais dance, beat de house mas ainda spacey, o nome vem do personagem do John Travolta em “Saturday Night Fever”. Essa música foi feita pra ele dançar.

04 – Voraz (Part. Fernando Dotta)

Na época era vizinho do Fernando Dotta e estávamos compondo coisas juntos para um projeto. Eu já tinha ‘Voraz’ instrumental, e lembro de um dia mandar ela pra ele e perguntar se ele não animava colocar uma letra em português, foi uma brincadeira, porque sabia que ele sempre compunha em inglês e por mim já seria demais, não importava o idioma. Ele me mandou o  arquivo e pra minha surpresa ele tinha matado no peito e fez uma baita letra e melodia pra ela.

05 – Peixes

Essa música fiz para o Benjamin, o filho do meu amigo Lucas Mercial. Lucas foi meu primeiro amigo próximo a ter um filho. Lembro que sabia que o nascimento estava próximo e o sol estava em ‘Peixes’. Queria compor uma track de boas vindas pro Ben e fiquei super feliz com o resultado, ela tem essa aura de portal entre mundos que eu amo.

06 – Zenite

Ela veio bem depois das outras tracks, já tinha mais habilidade na produção, filtros, dinâmicas, por isso o nome, ela é o cume do disco nesse sentido.

07 – Valse A Vide (Part. Papisa e Romain Desouche)

A track mais diferente na minha opinião por conta do beat e a letra cheia de atitude no Hip Hop francês. Quem canta nela é Romain Desouche, um amigo de intercâmbio que me apresentou muita música francesa atual e essa parceria foi só uma consequência dessa conexão.

08 – Pacifica (Part. Papisa e Rodrigo Carvalho)

É a despedida do disco. Assim como ‘Aurora’ abre a história buscando uma harmonia e imersão, ‘Pacifica’ faz o mesmo, e como o nome já diz, em clima de paz, calmaria. A letra e voz do Rodrigo e backing vocal da Papisa dão um toque ensolarado que ilumina ainda mais essa paisagem e fazem esse adeus soar mais como um até breve, cheio de leveza.

Escute ‘Aclimação12-20’, álbum de estreia de Leveze

  • Aclimação12-20‘, de Leveze, estará disponível nas plataformas Spotify, Apple Music, Deezer e Tidal, a partir da segunda-feira (28/09). Clique aqui e faça seu pre-save

O disco de estreia de Leveze, ‘Aclimação12-20‘, foi produzido em home stúdio por Zé Lanfranchi, com exceções de vocais gravados no Mono Mono estúdio, mixado por Roberto Kramer (Røkr) e masterizado por Rubens Adati (Inhamestúdio/Meu Nome Não É Portugas).

Assista ao clipe de ‘Secrets Over Cigarettes’

* Créditos da foto de destaque da matéria: Janaína Doca

Siga Leveze: Instagram | Facebook 

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook. Siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta