Entenda a polêmica de Dead Kennedys que parece estar longe do fim. O pôster foi divulgado pela produtora, mas em último comunicado a banda nega ter autorizado sua veiculação. 

O pôster do Dead Kennedys feito para anunciar a turnê brasileira comemorativa da banda causou controvérsia desde sua veiculação.

Nele aparece uma família vestida de palhaços, com a camiseta da CBF ao meio de tanques de guerra e segurando armas, o que poderia ser uma alusão ao governo Bolsonaro que defende os ideais armamentistas.

A repercussão foi tamanha que chegou a parar nos assuntos mais falados no Twitter.

A ilustração foi divulgada nesta segunda (22) pela produtora. E foi publicada pela conta oficial do grupo de punk. 

A banda é lendária ao meio punk, foi criada nos anos 70 e é conhecida por defender seus ideais políticos e se pronunciarem contra o fascismo.

 

A versão de Dead Kennedys

Após a repercussão, os californianos excluíram a publicação do poster e publicaram uma nota na sua página no Facebook dizendo que não teriam aprovado previamente a divulgação da arte.

Apesar de no comunicado se declararem uma banda anti-fascismo e contra a violência, a banda negou a relação da mensagem no pôster com o posicionamento da banda.

 

“Chegou até nós do Dead Kennedys que um pôster foi lançado promovendo os próximos datas da turnê da banda pelo Brasil. Esse cartaz foi divulgado pelo promotor dos shows sem o conhecimento do Dead Kennedys e não foi autorizado. 

O Dead Kennedys é uma icônica banda americana de punk que é conhecida pelas suas declarações políticas e tem um forte posicionamento anti-fascista e contra a violência, entretanto, a banda sente que não sabe o suficiente a respeito das situações de outros países para se meter na sua política.

O pôster lançado recentemente não reflete um posicionamento político do Dead Kennedys. A mensagem básica da banda tem sido, e ainda é, a de pedir para que as pessoas pensem por conta própria, e não dizê-las como pensar.”

 

Entretanto, a mensagem teve má recepção entre o público, e algumas horas após a publicação, o comunicado também foi excluído da página da banda no Facebook.

 

Versão de Cristiano Suarez

 

O ilustrador disse em entrevista a Radio Rock, que a banda autorizou a arte e que tem as mensagens e e-mails que trocou com a banda.

E que inclusive, tem as mensagens que a banda mandou para ele dizendo que iriam apagar o pôster porque ficaram assustados com a reação que a população teve e temia o que poderia acontecer com os membros da banda quando viessem ao Brasil.

Cristiano disse que a intenção dele era atingir o público-alvo que é o público da banda, conhecida por se posicionar politicamente. 

“Claro eu imaginei (que as pessoas iriam ligar o bozo ao Bolsonaro) mas não foi meu ponto principal da ideia” e ainda completou dizendo “’ A referência é Rambozo the clown’. É um personagem da história das músicas da banda”

 

Através do Instagram do ilustrador, ele publicou vários prints mostrando que a banda autorizou a arte e a publicação do pôster direto da conta oficial da banda.

 

Até o momento, Dead Kennedys não se pronunciou mais sobre o assunto.

 

 

 

 

 

 

Confira o Dead Kennedys:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Qr6NOsluHYg[/embedyt]

 

 

 

Confira o último vídeo do canal Minuto Indie: 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=z5bcTGO4Bxs[/embedyt]

Autor