Clipe, apresentado pela Budweiser, e produzido pela FAUNA, estreou para o Brasil inteiro nos telões do Lollapalooza ao mesmo tempo em que a música era tocada ao vivo.
Catavento, banda de Caxias de Sul, formada em 2012, mal sabia, ao lançar Ansiedade na Cidade (2018, Natura Musical), que meses mais tarde estaria recebendo o convite para estar em um dos principais palcos do Lollapalooza.
Para completar a experiência, a Budweiser registrou todo o percurso até a chegada na capital paulista. Uma narrativa análoga a história da banda é traçada nos quase 2 mil km que percorreram, passando por quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O resultado pôde ser visto em primeira mão durante o show de sábado, dia 6, no Palco Onix, no festival Lollapalooza.
Uma surpresa para os fãs que chegaram cedo, colaram na grade, e na última música do setlist, deram de cara com a vivência da banda na estrada, projetada nos telões.
“O que une toda essa ideia ao clipe é poder estar em uma viagem em busca de som, sonho, verdade. Ainda que venha a partir de uma ação comercial, que acaba encobrindo a visão mais subjetiva do som. Lançar o vídeo no Lolla foi interessante porque contribuiu para a parte visual ao final do show”, reflete Leonardo Sandi, guitarrista, vocalista e principal compositor da canção.
A banda entrou em um motorhome com seus instrumentos, figurinos, duas datas de shows marcadas e a gravação do clipe no caminho.
“A gente tinha a expectativa de que seria uma aventura legal, e estávamos felizes com o fato de andar dentro de um motorhome, que é algo que está no imaginário comum de uma banda”, conta Jonas Bustince, percussionista e baterista da Catavento.
Clipe
Criada pela agência Africa para a Budweiser, marca que já participou de muitos festivais, inclusive itinerantes, a ação quis levar um “gostinho” desse espírito on the road para as cidades que passou com o grupo.
“Durante a comunicação da Bud para o festival, procuramos falar sobre os novos clássicos das mais variadas formas. Convidar a Catavento para participar dessa tour rumo à São Paulo era também uma maneira de explorar a jornada do outro lado”, comenta Matias Menendez, ECD da Africa.
As imagens captadas nas mais diferentes paisagens do caminho – as falésias de Torres, o deserto de areia da Praia do Siriú, um posto de gasolina de beira de estrada, além dos shows em pubs de Porto Alegre e Curitiba – desenha este percurso e evidencia a identidade da banda.
“A praia do Siriú é inacreditável, dialogou muito com a música, principalmente a parte que a gente faz uns corinhos soando algo meio Oriente Médio. Fechou muito com a ideia do som”, complementa Jonas.
O videoclipe de Leve Agora Mesmo!, faixa do disco Ansiedade na Cidade, é um equilíbrio entre a psicodelia do som da Catavento, o realismo documentado da viagem, entrecortado com pontuações de imagens alegóricas.
“Escolhemos para o videoclipe uma composição que fala sobre o corre de se fazer um som, de ter uma banda, de criar, se envolver com uma arte que é para alguém escutar, e como isso é um processo de cura interna, e ao mesmo tempo um caminho complexo e cheio de obstáculos. Leve Agora Mesmo! fala sobre se encontrar e se perder no meio dessa busca e mesmo assim, acreditar profundamente nessa espécie de missão. Fala sobre encontrar pessoas que você realmente se identifica e se conecta, e como se dão estas relações em meio à velocidade e vínculos passageiros da vida”, contextualiza Leonardo.
Sobre o diretor
O diretor, Bruno Shintate, tem em seu background de referências estéticas e conceituais, trabalhos de diretores como o chileno Alejandro Jodorowsky e o russo Andrei Tarkovski, que certamente o nortearam nas criações das imagens mais livres do clipe que está sendo lançado, hoje, no canal do YouTube da Budweiser.
Um videoclipe instantâneo, captado, montado e editado no tempo em que cruzavam a fronteira entre a região sul e sudeste.
“Foi muito interessante poder observar os espaços e desenhar essa rota para desenvolver o clipe. Sempre foi orgânico, todos nós juntos, nos conhecendo a fundo e trocando. Isso fica claro no resultado do filme, essa verdade.
Cada canto encontrado foi especial e dar forma a esse processo do início ao fim foi muito importante. Houve brecha para inspiração e o acaso e a banda sempre se colocou aberta ao inesperado”, conta o diretor contratado da FAUNA, produtora responsável pelo videoclipe.
Bruno Shintate dirigiu a campanha da Copa do Mundo para o Mc Donald’s, o premiado videoclipe Culpa, do grupo O Terno, além de anúncios para clientes como Google, AB Inbev, Fox Sports, AC Camargo Healthcare e Dafiti.
Além da produção deste conteúdo audiovisual, a Budweiser documentou a viagem nos stories do perfil do Instagram da marca, lançando a série #NewClassicOnTheRoad.
“Os stories no Instagram serviram para aproximar o público dessa experiência e para contar a história de uma banda em ascensão que, pela primeira vez estreava no Lolla. O clipe é o resultado final de tudo isso e estamos muito felizes com esse trabalho”, complementa Menendez.
CATAVENTO É
Leonardo Lucena – voz, guitarra
Leonardo Sandi – voz, guitarra e samples
Johnny Boaventura – voz e piano elétrico
Francisco Maffei – baixo e voz
Lucas Bustince – bateria, percussão e samples.
Jonas Bustince – percussão, samples e bateria
REDES SOCIAIS:
Facebook
Instagram
Twitter
SITE:
CATAVENTO
https://youtu.be/XqokuXjYpmw
Veja o último vídeo do canal Minuto Indie: