Sucessos musicais dos anos 90 contribuem com o sucesso no cinema de Capitã Marvel, confira as principais músicas que compõem a trilha sonora.
O novo sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel, foi lançado a tempo da celebração do Dia Internacional da Mulher, o que faz total sentido por ser o primeiro longa protagonizado por uma mulher nas franquias da Marvel, nos apresentando Brie Larson como a heroína mais poderosa desse universo, a Capitã Marvel. E nesse mesmo sentido, aproveitamos para falar sobre a trilha sonora do filme (em sua maioria cantadas por mulheres), que foi um ótimo investimento para o sucesso do mesmo, seguindo os passos de Guardiões da Galáxia que cativou tantos espectadores pela trilha sonora que traz sentido e acompanha os personagens.
O longa trouxe pela primeira vez na história do MCU (Marvel Cinematic Universe) muito girlpower no protagonismo, na co-direção com Anna Boden, e também na trilha sonora original comandada pela Pinar Toprak.
Quanto a trilha sonora não-original, é notável o impulsionamento que é dado aos filmes, aproximando mais os espectadores dos personagens, criando uma atmosfera sonora guiada pelos hits do mundo da música que amamos. O que o MCU vem deixando cada vez mais em evidência em suas produções, colocando grandes sucessos em perfeita combinação com os personagens. Começando de forma discreta em Homem de Ferro com hits do Black Sabbath e AC/DC que faziam total sentido com a personalidade de Tony Stark. As trilhas ganharam mais atenção em Guardiões da Galáxia com o mixtape de sucessos dos anos 70, que faziam parte da história do personagem Peter Quill. A partir daí, os filmes que vieram em sequência ganharam mais atenção na parte musical, incluindo, é claro, o recém grande sucesso Capitã Marvel.
O filme que traz todo um peso feminista e quebrando paradigmas no MCU, conta a história de Carol Danvers, uma pilota da Força Aérea Americana que ganha super poderes após um acidente radioativo. A história se inicia nos anos 80 e segue para os anos 90, época em que percebemos na personagem diversos indícios de seu bom gosto musical, como quando Danvers usa camisetas de rock do Guns N’ Roses, Nine Inch Nails e do Heart ou deixa claro seu gosto pelo grunge. Já seguindo uma sequência temporal, músicas que marcaram os anos 90 entram em cena acompanhando a personagem durante todo o filme.
Os hits são apresentados de formas diferentes durante o filme, sempre tendo sentido com a cena ou a personagem em si. Algumas das músicas estão presentes na ambientação de lugares que Carol passa, como cafés da cidade; outras são incorporadas em cenas de aventuras ou grandes lutas da heroína, como “Only Happy When it Rains” do Garbage, ou “Just a Girl” que traz mensagens irônicas cantadas pela Gwen Stefanie referente ao machismo (“Sou apenas uma garota, bonitinha e pequena. Não me deixe ter nenhum direito”). Mostrando mais uma vez a importância dessa incrível trilha sonora, em uma cena de virada na trama e fazendo parte do enredo, somos surpreendidos pelo sucesso do Nirvana, “Come As You Are”.
Enfim, esse filmão mostrou ter muitos pontos a serem destacados e felizmente o musical é um dos mais elogiados, trazendo grandes sucessos da década de 90 a tona, que para muitos, foi a época de ouro para a música. Confira abaixo uma lista com as 10 principais músicas que fazem parte dessa trilha sonora:
Whatta Man – Salt-N-Pepa
Connection – Elastica
Only Happy When It Rains – Garbage
Crush With Eyeliner – R.E.M.
Waterfalls – TLC
You Gotta Be – Des’ree
Come as You Are – Nirvana
Just a Girl – No Doubt
Man on the Moon – R.E.M.
Celebrity Skin – Hole
Confira o último vídeo para o canal Minuto Indie: