De tão emblemático, criativo, histórico e sentimental, “Loki?” de Arnaldo Baptista tornou-se um marco para a música brasileira.

Sempre fico meio sem jeito quando vou falar sobre um disco que gosto muito, com o tempo a gente vai descobrindo algumas peculiaridades, sabe? E com isso vamos sacando algumas paradas que não se saca logo nas primeiras audições. Tipo assim: Um belo dia fui perceber que no disco “Loki?”, do Arnaldo Baptista, não tem sequer uma guitarra, seja fazendo a base ou solando. Simplesmente não tem guitarra alguma em nenhuma alguma música, nem por isso deixa de ser um disco que trabalha o rock. É sério, pode ir lá procurar.

Considerado como um dos melhores discos da década de 70, “Loki?” foi uma aposta da gravadora Polygram que resolveu acreditar na criatividade do artista Arnaldo Baptista. No entanto, para ele a fase não era tão boa quanto poderia parecer. Seu casamento com Rita Lee veio por água a baixo e ela estava de saída também da banda, Os Mutantes. Na época eles chegaram a gravar um disco sem a Rita na banda, “A e o Z”. Mas o registro só saiu da gaveta mesmo em 1992.

Autobiográfico, “Loki?” foi lançado no ano de 1974 e é muito mais que apenas um disco de rock psicodélico, progressivo ou coisa do tipo. Ele é o registro incrível e altamente singular da genialidade do inexplicável Arnaldo Baptista, que antes já havia brilhado muito ao lado dos Mutantes, e depois continuou iluminando a música brasileira com boas obras em sua carreira solo, busque também por “Singin’ Alone” (1981), “Disco Voador: Paz” (1987) e “Let It Bed” (2004).

Se você viveu imune a esse disco até hoje eu te sugiro ouvir ele todo de uma vez, mas se estiver sem tempo tente começar por “Cê Tá Pensando que Eu Sou Lóki?” ou “Será que Eu Vou Virar Bolor?”.

E se você é bom de conta já se ligou que o “Loki?” completa 45 anos agora em 2019, um disco com tanta importância merece ser revisitado em muitas homenagens, pra não deixar passar em branco essa data emblemática Rodolfo Krieger (ex-Cachorro Grande) convida Helio Flanders, Thunderbird, Cinnamon Tapes e Tatá Aeroplano para celebrar a grandiosidade de Arnaldo Baptista. O show acontece no Centro Cultural São Paulo, dia 09 de março (próximo sábado).

SERVIÇO

Loki 4.5 no Centro Cultural São Paulo – sala Adoniran Barbosa
Local: Rua Vergueiro, 1000
Data / Horário: 09/03, às 19h
Ingresso: R$25 no Ingresso Rápido ou nas bilheterias do CCSP

Cainan Willy é editor do site Pacóvios e também atua com o selo Cavaca Records.

MI no YouTube:

https://youtu.be/i8D3Et60WBc

Autor

  • Cainan Willy

    Cainan Willy é formado em Publicidade & Propaganda. Atualmente trabalha com o selo paulistano Cavaca Records e também é assessor comercial do canal Minuto Indie. Entre em contato: cainanwilly@gmail.com

Escrito por

Cainan Willy

Cainan Willy é formado em Publicidade & Propaganda. Atualmente trabalha com o selo paulistano Cavaca Records e também é assessor comercial do canal Minuto Indie.

Entre em contato: cainanwilly@gmail.com