O produtor musical que é uma lenda no universo do rock, Fernando Quesada (Shaman), se uniu à Berggasse para o lançamento do novo single “Olhos de Botão” do quinteto, que é, também, o pioneiro entre os beneficiados da junção EM&T + School Of Rock Brasil
Berggasse é o nome da rua em que o psicanalista Freud realizava seus atendimentos, na Áustria. E parece ser, de fato, a alcunha mais adequada para o quinteto paulista que passeia entre o jazz, indie rock e grunge, já que no português a palavra pode remeter à ideia de “baixio”. Os cinco paulistas: Pedro Valdetaro, Giuliano Lagonegro, Enrico Morello, Vitor Assef e Gabriel Brantes, decidiram gravar e lançar um single que já estava há algum tempo na gaveta: Olhos de Botão. A pegada aqui é ainda mais rock em relação a produções passadas, e dessa vez com um componente especial: o toque e as arestas aparadas pelo produtor musical Fernando Quesada (da Shaman), que esteve ao lado da Berggasse para a concepção deste single. O single foi ar às 00h deste domingo (14).
A banda teve, também, a felicidade de ser a primeira beneficiada pelo selo resultante da junção entre as escolas EM&T (Escola de Musica & Tecnologia) e a School Of Rock Brasil. As duas partes se uniram em um novo projeto que tem o objetivo de estimular o mercado de bandas independentes e autorais brasileiras, oferecendo e ampliando a estrutura necessária para que esses artistas gravem suas composições (inclusive equipamentos, microfonagem e afins).
Olhos de Botão, novo single produzido por Fernando Quesada, vai do grunge ao jazz e foi composto por Pedro Valdetaro, o frontman, vocalista e guitarrista do grupo. A letra traz um narrador um tanto rebuscado e emotivo (característica comum nas composições da Berggasse) que reflete sobre o desejo pulsante de encontrar um certo sentido no fazer artístico e no resultado daquilo que produz. O compositor explica que a letra “usa de algumas histórias coisas que aconteceram comigo como imagens pra refletir sobre o querer ser músico, ser músico, o fazer artístico, as expectativas, as quebras de expectativas, decepções e afins”. Faz todo o sentido, tendo em visto que a banda flerta de um jeito muito peculiar com a imagem do surrealismo em nosso imaginário coletivo. Eles parecem trazer pro plano musical uma estética visual toda construída pelo movimento surrealista, meio onírica, como se, no geral, algo estivesse se dissolvendo a todo tempo durante suas canções.
Escute o single ‘Olhos de Botão’
Capa do single “Olhos de Botão” – Berggasse.
Letra – Olhos de Botão
Quero brincar também
Fazer como qualquer
Que soube se despir
Algum motivo tem
Ao passo que assisti
Faltar a cor de alguém
Cisca quando eu piscar
Não vai sobrar ninguém
O Grená do teu ensaio é o bis
Pra quem supõe se encontrar
Desfaz na cruz então
A Postura que está a me ornar
Dentro do que condiz desesperar caem
Os olhos de botão que eu fiz pra decorar
Em teus arabescos tortos vis só quis dormir
Qual seria então meu motivo pra esperar
Quero brincar também
Me diz pra que aqui vim
Sabe que estou a pé
Vai me expulsar assim
Desfaz pra se fazer
Assim quem vê sua vez
Se faz pra desfazer
Cai na desfaçatez
Descanto escárnio faz
Esse ponteiro entortar
De ti a linha eu fiz
Pra então poder costurar
Assina aqui decreto encarte de miséria
E fixa nas minhas costas contornos de asas
que me estender entre vocês só faz doer mais
A má costura que o sal fez por abrir
O também guitarrista e vocalista Giuliano Lagonegro comenta ainda sobre a letra: “É meio uma junção de tudo que viemos ouvindo nos últimos anos”. A faixa pretende ser o carro-chefe dessa nova fase da Berggasse, que no ano passado tocou em casas famosa da cena indie da cidade de São Paulo, como a Casa do Mancha, a Heavy House e a Fauhaus. Após o single produzido por Fernando Quesada, os meninos seguem com ele como produtor da banda, e isso, com certeza, só constrói um currículo ainda mais atraente.
Escute outro single da Berggasse – ‘Narciso’
Acompanhe a Berggasse e os integrantes nas redes sociais:
Berggasse: Spotify | Instagram | Facebook
Pedro Valdetaro | Giuliano Lagonegro | Enrico Morello | Vitor Assef | Gabriel Brantes
Mais notícias no Minuto Indie. Curta o MI também no Facebook!