Você já conhece o “Bar dos Beatles”? Agora ele virou patrimônio histórico!

Você já conhece o “Bar dos Beatles”? Agora ele virou patrimônio histórico!

Com arquitetura e cardápio marcantes, “Philharmonic Pub”, ou, “The Phil” — como também é chamado — foi recentemente classificado como monumento histórico de primeira categoria

Talvez você já tenha ouvido falar do quarteto britânico “The Beatles”, certo? A banda de rock, que rendeu grandes hits nos anos 60 e continua no topo de paradas de vendas até hoje, começou de modo tímido: Liverpool, situada na Inglaterra e no coração da banda, foi palco para as primeiras apresentações do grupo. Agora, “The Phil“, conhecido como o “Bar dos Beatles” e localizado na mesma cidade, foi classificado como patrimônio histórico.

The Beatles Cavern Club Liverpool
Apresentação dos Beatles no bar “Cavern Club”, em Liverpool

Mas a banda, além de hits e bares, também promoveu uma grande mudança social, política e musical através de suas mensagens de contracultura inseridas nas letras: ao falar sobre amor em um contexto como o da Guerra Fria, Beatles ganhou seu espaço no rock, entretenimento e na cultura pop. Talvez hoje, sem eles, não teríamos shows em estádios ou letras de canções impressas em encartes de discos. O filme “Yesterday” (2019), por exemplo, retrata esse cenário de modo cômico.

"Yesterday" (2019), filme sobre Beatles
Yesterday”, filme de 2019 dirigido por Danny Boyle que conta a história de um mundo em que todos se esqueceram de Beatles — menos o protagonista, que é, “coincidentemente”, um músico

Entre toda essa caminhada, então, chegamos ao “Philharmonic Dining Rooms”, o bar inglês que toma nossa atenção no título dessa matéria. Construído pelo arquiteto Walter Thomas em 1898, época conhecida pela ascensão dos chamados “pubs”, The Phil” era um ponto de encontro para o grupo, que, após o sucesso, já não conseguiu manter a frequência de visitas ao bar por razões óbvias.

“Beatlemania”: o termo criado para definir a “febre” e fenômeno comportamental que chegou com a ascensão dos Beatles
Beatlemania”: o termo criado para definir a “febre” e fenômeno comportamental que chegou com a ascensão dos Beatles

Você já curtiu a página do Minuto Indie no Facebook? Clique aqui!

A classificação de patrimônio histórico de primeira categoria, que aconteceu recentemente no mês de fevereiro, coloca o famoso “Bar dos Beatles” como parte de um dos grandes monumentos da Inglaterra: sua fachada e o interior do imóvel, então, devem permanecer intocáveis. 

Philharmonic Pub, o bar dos Beatles
O interior do “Philharmonic Pub

Show de um Beatle no Bar dos Beatles

É interessante lembrar que, em 2018, o Paul McCartney fez um show secreto e intimista no mesmo bar após participar do programa “Carpool Karaoke”. No episódio, o artista percorreu por diversos pontos da cidade, relembrou sua infância e ainda nos presenteou cantando canções clássicas dos Beatles com o apresentador e comediante James Corden. Vale a pena checar o vídeo: 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=QjvzCTqkBDQ[/embedyt]

E aí? Quem você chamaria para ir nesse bar com você? Marque seus amigos beatlemaníacos e continue acompanhando o Minuto Indie para mais notícias! Recomendamos, também, a página Diário dos Beatles para maiores informações sobre a banda! ♥ 

Tainara Fantin

Tainara Fantin

Formada em Ciências Sociais e especialista em Jornalismo Digital fascinada pelas seguintes áreas de estudo: etnomusicologia, sociologia urbana e análise de discurso. Atualmente, faço graduação em Tecnologia de Eventos e Letras e, nas horas vagas, continuo apaixonada por música, cinema e literatura.

2 comentários sobre “Você já conhece o “Bar dos Beatles”? Agora ele virou patrimônio histórico!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: