Em seu novo clipe, Sylvio Fraga registra a vida dos animais na floresta da Bahia; assista ‘O lagarto e o gato largado’

Sylvio Fraga O Lagarto e o gato largado

Um artista, uma câmera e a vontade de observar a natureza ao seu redor. Assim nasceu o clipe de ‘O lagarto e o gato largado’

Não importa que horas sejam agora, é fato que, por dentro da selva, vidas e mais vidas estão em movimento, prontas para a aventura que vier. Enquanto isso, talvez por conta da pressa dos dias, sequer conseguimos reservar tempo para contemplar o nascer e o pôr do sol, ou deitar debaixo de uma árvore e aproveitar a graça oferecida pela mãe terra. Também é fato que nós ainda temos muito a aprender com os selvagens. A propósito, e se nós pudéssemos aprender com eles de perto? Foi assim que nasceu o clipe de ‘O lagarto e o gato largado‘, de Sylvio Fraga.

Foto por João Atala

A faixa faz parte do álbum ‘Canção da Cabra‘, de Sylvio Fraga Quinteto e o maestro Letieres Leite, lançado em 2019, pela gravadora Rocinante. Agora, em julho de 2020, ‘O lagarto e o gato largado‘ recebe um clipe à altura, gravado no meio da Mata Atlântica da região de Una, sul da Bahia. A ideia vem da mente brilhante de Sylvio que, além de cantor e compositor, é poeta e diretor artístico. Ele deixou uma câmera registrando dias e noites de um pedacinho da natureza, enquanto as existências da selva se movimentam felizes, e destroem, aos poucos, um cacho de bananas.

Concebi o filme como um poema. Um cacho de bananas no mato e, depois, cacho nenhum” – Sylvio Fraga, sobre a produção do clipe de ‘O lagarto e o gato largado

Assistir a essa obra audiovisual é um grande privilégio. Os registros coletados, e que se transformaram no clipe de ‘O lagarto e o gato largado‘, transmitem uma sensação única, de que somos a própria floresta e fazemos parte dela. “Esse clipe surgiu de um hobby meu que é colocar câmeras na floresta e observar a vida selvagem como se eu fosse uma planta. É incrível ver como esse cantinho de floresta é passagem de tantas vidas, todas imersas em seu dia a dia, em sua noite a noite, lutando contra e a favor dos elementos”, conta Sylvio.

O novo trabalho de Sylvio Fraga é dedicado ao Instituto Vida Livre, de Roched Seba, que luta a favor da vida e da liberdade dos animais da fauna brasileira. A prática de tráfico de animais silvestres é a terceira maior atividade ilegal do mundo e, segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (RENCTAS), 38 milhões de vidas são afastadas da natureza a cada ano. O desmatamento é outro crime causado pelo ser humano, que ameaça as espécies todos os dias, agravando, cada vez mais, o processo de extinção.

Se naquele cantinho de mata tudo que se vê no clipe acontece, imagina quando desmatam quilômetros e quilômetros de floresta? (…) Às vezes na confusão da vida urbana fecho os olhos e penso nos pequenos animais vivendo suas vidas livres e secretas e isso me consola” – Sylvio Fraga

Todo o contexto presente no clipe, a simplicidade e formosura da natureza, e o instinto das vidas que estão ali, faz com que a experiência em assisti-lo seja a mais real possível. Tudo isso não teria acontecido se não fosse pela sensibilidade de Sylvio Fraga em compartilhar conosco o privilégio de viver e contemplar alguns minutos no meio da mata, mesmo sem estar lá fisicamente.

Assista ao clipe de ‘O lagarto e o gato largado’, de Sylvio Fraga

Acompanhe Sylvio Fraga nas redes sociais: Facebook | InstagramYouTube

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta