Scalene lança o EP “Fôlego” durante quarentena e nos conduz ao prolongamento do respiro

Scalene lança o EP “Fôlego” durante quarentena e nos conduz ao prolongamento do respiro

“Fôlego” tem cinco faixas e estabelece com o ouvinte uma conversa contínua e gradual a respeito de retomar e aprofundar o respiro, ou aquilo que também podemos chamar de introspecção/ meditação. Lançado durante a quarentena, cada integrante da banda exerceu suas funções de lugares diferentes e cinco lyric videos foram produzidos, um para cada música

Essa sensação de contínua e profunda falta de ar deve ser conhecida dentre muito indivíduos, a ponto desse especialmente em território brasileiro. O brasileiro tem acordado, há aproximadamente um ano, mas com mais intensidade desde o início de 2020, com notícias intragáveis nos âmbitos da política, economia, social (saúde, educação, cultura, segurança, etc). Fazer terapia é que deveria ser considerado atividade essencial em tempos de covid-19. As gerações mais novas parecem nunca antes terem tido de encarar o caos tão de frente, tão explicitamente, e se surpreendem a lidar com enquanto tentam começar uma vida. Tendo em vista o cenário coletivo e íntimo de cada indivíduo, a Scalene lança o EP Fôlego, buscando continuar o trabalho do ano passado que expressava o tal sufocamento, na música ‘Respiro’, com batidas suaves e letras que nos fazem olhar pra dentro. A grande brincadeira, que é também bastante simbólica e sintomática em termos práticos, é a humanidade Terrena estar em meio a um novo vírus que ataca as vias aéreas. A tensão e a instabilidade total no governo são apenas catalisadores para uma sensação que está presente há anos. Nunca foi tão importante pensar em respiração, seja o ato motor ou aquele que diz respeito ao controle da ansiedade. A produção do EP ficou à cargo de Diego Marx e é um lançamento do selo slap (Som Livre). A Scalene é uma banda brasiliense formada por Gustavo Bertoni (vocal e piano), Lucas Furtado (guitarra), Tomas Bertoni (violão) e Philipe Conde (bateria).

Escolha sua plataforma e ouça Fôlego aqui

Scalene lança o EP Fôlego

Uma das mensagens fortes presentes em Fôlego é, também, entender que apesar do momento muito frágil e instável que estamos vivendo no macro, na política e na saúde, o que se passa no micro e em outras esferas da vida não deve ser deixado de lado, sendo tão urgente quanto. Os pesos devem ser os mesmos e olhar para o passado é importante para fazer do presente mais consciente. É sobre isso que fala “Espelho”, a quarta faixa do EP, como um forma de não ser omisso e trazer uma (auto)reflexão sobre a estrutura racista da qual fazemos parte. “Cortina de fumaça mata muito mais, mata muito mais, fala que quer paz, fala que quer paz, mas é sobre os seus, fala pelos seus”. Por fim, encerramos com “Estar A Ver o Mar”, escrita antes da quarentena.”É sobre a sensação de observar o que está acontecendo no entorno. Quando você se enxerga como parte desse algo maior, também entende que não é possível ter controle sobre o todo”, finaliza Gustavo. A palavra aqui é contemplação da vida.

Assista o clipe (lyric video) da primeira faixa do EP: Caburé

As faixas do EP também ganharam um lyric vídeo cada, disponibilizados no canal da banda no YouTube. A arte de capa é assinada por Alice Quaresma.

Arte de capa do EP "Fôlego" - Scalene.
Arte de capa de “Fôlego”.

PRODUÇÃO: DIEGO MARX
MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO: RICARDO PONTE

Caburé
Violão e Voz: Gustavo Bertoni
Guitarra: Tomas Bertoni
Sintetizadores: Diego Marx, Lucas Furtado
Flauta: Beto Mejia
Backing Vocal: Philipe Conde
Piano elétrico: Gustavo Bertoni

Passageiro
Voz: Gustavo Bertoni
Guitarra: Gustavo Bertoni e Tomas Bertoni
Sintetizadores: Diego Marx, Lucas Furtado, Gustavo Bertoni
Bateria: Diego Marx, Gustavo Bertoni
Baixo: Lucas Furtado

Caleidoscópio
Voz: Gustavo Bertoni
Backing Vocal: Philipe Conde
Violão: Gustavo Bertoni
Guitarra: Tomas Bertoni
Baixo: Lucas Furtado
Sintetizadores: Lucas Furtado, Gustavo Bertoni
Backing Vocal: Brenda Mayer
Viola: Felipe Pacheco Ventura
Violino: Felipe Pacheco Ventura
Arranjo de cordas: Edu Canavezes

Espelho
Violão e Voz: Gustavo Bertoni
Guitarra: Tomas Bertoni
Baixo: Lucas Furtado
Percussão/Bateria eletrônica: Diego Marx

Estar a Ver o Mar
Voz: Gustavo Bertoni
Piano: Gustavo Bertoni
Guitarra: Tomas Bertoni
Sintetizadores: Diego Marx, Lucas Furtado
Viola: Felipe Pacheco Ventura
Violino: Felipe Pacheco Ventura
Arranjo de cordas: Edu Canavezes

Siga a banda: facebook | spotify | instagram

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook.

Amanda Prado

Amanda Prado

Jornalista que curte música brasileira em níves estratosféricos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: