Roxette

A voz do Roxette: Marie Fredriksson morre aos 61 anos

Nos últimos 17 anos de sua vida, Marie Fredriksson lutou insistentemente contra um câncer. Agora, com 61 anos, a voz do Roxette deixa um legado de força, determinação e esperança.

A artista sueca Marie Fredriksson –  da dupla Roxette – morreu nesta segunda-feira, 09. De seus 61 anos de vida, 17 foram marcados por um câncer no cérebro. A informação do falecimento foi divulgada por seu empresário, nesta terça-feira, 10. No site oficial da banda, também foi publicada uma mensagem. O cantor e compositor Per Gessle, com quem ela dividiu palcos por três décadas, publicou uma pequena carta diretamente a Marie, com sentimentos de saudade, carinho e boas lembranças.

 

“O tempo passa tão rápido. Não faz muito tempo que passamos dias e noite em meu pequeno apartamento em Hamstad, ouvindo músicas que nós amamos, compartilhando sonhos impossíveis. E que sonho acabamos compartilhando! Obrigado, Marie! Obrigado por tudo! Você era uma musicista excepcional, uma mestra da voz, uma artista incrível. Obrigado por pintar minhas músicas em preto de branco nas cores mais bonitas. Você foi uma amiga maravilhosa por mais de 40 anos. Estou orgulhoso, honrado e feliz por poder compartilhar muito do seu tempo, talento, cordialidade, generosidade e senso de humor. Todo o meu amor vai para você e sua família. As coisas nunca mais serão as mesmas.”

Per Gessle, da dupla Roxete, em homenagem à Marie Fredriksson

A amizade fez nascer Roxette

Marie começou sua carreira quando conheceu Per Gessle. Em 1984, ela deu início a seu trabalho solo, e dois anos depois, combinou com Gessle para formarem uma banda. Desde o princípio, a parceria dava e deu muito certo. Dois anos após a formação do Roxette, em 1988, saiu o álbum ‘Look Sharp!’, responsável por presentear o universo da música com os hits ‘Listen to Your Heart‘ e ‘The Look‘. A dupla conquistou o carinho do público, e logo já tinha hits capazes de marcar a geração. É impossível falar das baladas anos 90 sem pensar em Roxette.

A dupla fez parte de trilhas de várias novelas e filmes. O filme clássico “Uma Linda Mulher”, por exemplo, carrega em seu soundtrack a canção ‘It Must Have Been Love‘, uma dos maiores hits do Roxette.

Luta contra o câncer

Desde 2002, Marie sofreu com um câncer no cérebro, passando por tratamentos e tentando superar a doença. A descoberta do tumor aconteceu quando ela passou mal e desmaiou no banheiro de sua casa após uma corrida matinal com seu esposo. A artista passou por sessões de quimioterapia e, inclusive, uma cirurgia.

Durante os anos, o câncer piorou e deixou sequelas permanentes. Fredriksson não enxergava mais de um dos olhos, não ouvia muito bem, não conseguia se movimentar direito e passou a não conseguir mais escrever ou ler. Foram quase 2 décadas de perseverança e força, mas se dependesse dela, não largaria os palcos.

Em 2016, o Roxette lançou seu álbum ‘Good Karma’. A dupla fez uma turnê em comemoração aos 30 anos de amizade e sucesso, e logo após isso, Marie anunciou que estaria encerrando sua carreira para cuidar da saúde, a conselho dos médicos. Ela realmente assim o fez, se mantendo distante da mídia, mas não deixou de lançar trabalhos. Os singles solo ‘Alone Again‘, ‘I Want to Go‘ e ‘Sing Me a Song‘ foram lançados entre 2017 e 2018. A artista, além de amar música, também descobriu seu gosto por pintura e investiu nessa carreira durante o ano passado.

Marie Fredriksson construiu uma família com Mikael Bolyos, tendo dois filhos, Josefin e Oscar. Além deles, ela soube bem como levar uma legião de fãs para onde ia e, ainda, conservar uma amizade única.

Em sua mensagem de despedida a Marie, Per diz que “as coisas nunca mais serão as mesmas“. A sorte, Per, é que coisas bem cultivadas não se perdem jamais. E Marie sabia como cultivá-las.

Roxette – Spending My Time

Mais notícias no Minuto Indie

Deixe uma resposta

Releated

Lollapalooza

Lollapalooza Brasil apresenta o Lolla Double para quem quer curtir dois dias de festival

Festival abre nova possibilidade de escolha O Lollapalooza Brasil está com uma super novidade. Para atender a demanda, a equipe organizadora do evento divulgou o Lolla Double, uma promoção para quem quer curtir apenas dois dias. O Lolla Day (um dia) e o Lolla Pass (três dias) ainda estão disponíveis. Já curte o Minuto Indie no Facebook? […]

Liniker e os caramelows

Liniker e os Caramelows anunciam separação após 5 anos de trajetória

Nem ‘pausa’, nem ‘fim’. Segundo a vocalista Liniker, a partir de agora os músicos vão seguir “novos caminhos separados e que podem se cruzar em algum momento” Uma das bandas mais admiradas da música brasileira contemporânea fecha um ciclo que se iniciou há 5 anos: A Liniker e os Caramelows anunciaram separação. Agora, Liniker (vocal), […]

%d blogueiros gostam disto: