Pitty retorna à cena quebrando tudo no single “Contramão”

Single reúne Pitty, Tássia Reis e Emmily Barreto em uma mistura potente

“Contramão” ganhou clipe produzido por mulheres e foi estrelado pelas três cantoras

A cantora baiana Pitty lançou nesta terça (5) seu novo som: “Contramão”. O hit conta com as participações da rapper Tássia Reis e da cantora Emmily Barreto, da Far From Alaska. Assim como em seu último single, “Na Pele”, que teve a honrosa participação de Elza Soares, Pitty apostou na colaboração para dar mais vozes e misturas à nova música. E o resultado não poderia ser melhor. Confira:

Já dá para sentir um gostinho do que vem por aí no novo álbum da cantora. “Contramão” vem cheio de novidades e ao mesmo tempo carrega um pouco da Pitty quebra-tudo de Admirável Chip Novo (2003). Não poderia ser diferente, já que a cantora revelou que a canção foi composta há muitos anos, mas só agora ganhou vida e, no caso, mais vozes. E que vozes!

Tássia Reis, que também ajudou na composição da faixa, agrega de um jeito suave musicalmente e contrastante ao rock mais pesado de Pitty, mas igualmente intenso na letra. Tanto Pitty como a rapper abordam temáticas espinhosas.

Tássia canta “Não servirei de capacho / Não dou espaço pra macho querer me definir”, exaltando o lado empoderador de “Contramão”. O hit vem forte na mensagem de união entre mulheres para combater tudo o que tiver no caminho, mesmo que tudo esteja, afinal, na contramão.

Arte da capa por Juarez Tanure

A voz de Emmily Barreto, que canta em inglês, abre espaço para surpreender novamente em uma track que já parecia ter a musicalidade construída. E quando menos se espera, Tássia encaixa mais um verso na virada de Emmily e logo depois vem Pitty, fechando o single com uma mensagem mística, simbolicamente representando um recado às meninas.

As três encaixaram maravilhosamente bem nas diferentes sonoridades da canção. Pitty conseguiu mostrar que o fervor baiano da cantora rockeira de 2003 continua vivo, mas acrescido de novas – e ótimas – influências.

A cantora permanece munida do mesmo potencial transformador que carrega desde o início de sua carreira, com um quê a mais de maturidade musical e discursiva. É o resultado de muito trabalho e experiência, que vem sendo adquirida ao longo de sua longa trajetória musical.

O single conta com a produção de Rafael Ramos e foi mixado por Tim Palmer – que além de trabalhar com Pitty em SETEVIDAS (2014), já auxiliou Pearl Jam, U2 e Ozzy Osbourne.

“Contramão” já está disponível em todas as plataformas de streaming e ganhou clipe feito majoritariamente por mulheres.

 

“Somos muitas nesse set”: Clipe de Contramão foi produzido por equipe de mulheres

Tássia Reis e Emmily Barreto estrelam o vídeo do novo single ao lado de Pitty. O clipe foi liberado pela cantora também nessa terça (5).

Ela protagoniza as cenas em que prevalece o rock mais pesado, mas logo se junta às cantoras para coreografias e mensagens intercaladas que trouxeram impacto ainda maior à faixa. O trio é um sucesso em tudo: combinam musicalmente no single e visualmente no clipe.

Pitty conseguiu fazer a mistura dar certo sem deixar de mostrar sua autenticidade e estilo próprio. É uma música que tende a agradar muito, tanto aos fãs quanto ao público em geral. Reúne toques de diferentes estilos, mas prevalece com a marca potente da artista.

O clipe foi produzido pela Spray Filmes e dirigido pela Judith Belfer. A novidade é que a equipe foi majoritariamente composta por mulheres. Isso é muito raro na música, já que o machismo no meio – e não só nele – ainda é predominante e muitas profissionais que atuam na produção musical e audiovisual são desmerecidas por serem mulheres.

A página Quebrando O Tabu acompanhou os bastidores da gravação. Veja aqui. As mulheres que trabalharam na realização do clipe relataram como foi diferente estar em um ambiente profissional rodeado por outras mulheres, já que no cotidiano enfrentam preconceito todos os dias.

Pitty lançou “Somos muitas nesse set”, e é essa a principal mensagem. Somos muitas, e estaremos ocupando todos os lugares.

Confira:

Ficha técnica:

Videoclipe oficial do single Contramão

Composição: Pitty e Tássia Reis

Diretora: Judith Belfer

Primeira assistente de direção: Ana Rios

Segunda assistente de direção: Clara Barbosa

Fotografia: Julia Equi

Arte: Rebeca Ukstin

Assistente de Arte: Shani Rozansky

Produtora Executiva: Gabriela Boghosian

Diretora de produção: Flavia Sereno

Assistentes de produção: Thaís Tojal

Coordenadores de produção: Fernando Contreras

Assistentes de coordenação: Daniela de Oliveira e Daniel Bento Borges

Figurinista: Gustavo Silvestre

Maquiadora: Omar Begea

Cabeleireira Tássia: Diva Green

Logger: Matthan Ribeiro Mancen

Coordenação de pós: Lili Carvalho

Assistente de Coordenação de pós: Patrícia Martins

Finalização: Gustavo Carvalho Dimi e Kaique Araújo

Assistente de Ilha: Aline Barros, Fernando Diniz e Matheus Clemente

Finalizadoras: Lili Carvalho e Patricia Martins

Correção de cor: DOT Cine

Montador: Alexandre Boechat

 

 

Deixe uma resposta