Pitchfork

Quais são os melhores álbuns da década, segundo o Pitchfork?

Já em clima de fim de ano (… ou década?), o Pitchfork, um dos sites mais renomados no universo da música, divulgou sua lista com os 200 melhores álbuns de 2010 pra cá.

Pop, rock, R&B, rap, folk… o que diz o Pitchfork sobre os últimos 10 anos? Na última segunda-feira (07), o site divulgou uma lista das 200 melhores músicas da era 2000. Como se já não bastasse, hoje (8) foi dia de mais uma lista: a dos 200 melhores álbuns lançados durante esse tempo!

A última reúne artistas de todos os estilos e pontua Bon Iver, Grimes e Lana Del Rey como algumas das grandes revelações.

Para contextualizar, o Pitchfork ressaltou como a última década foi importante para o renascimento e inovação do mundo da música. Foi nesse momento que os artistas lançaram trabalhos em álbuns visuais, que deram espaço para o público se soltar e começar a ver a música, e não apenas ouvi-la.

Além da nova experiência dos videoclipes de fácil acesso, os álbuns foram deixando o limite que os discos físicos impunham. Essa realidade permitiu uma independência maior dos artistas, e muitos começaram a investir mais em trabalhos digitais do que físicos.

Um longo caminho andado

A editora-chefe do Pitchfork, Puja Patel, liberou uma nota para explicar como funcionou a decisão final antes de publicar as listas das grandes obras da música atual. Segundo a carta, o projeto da classificação demorou cerca de 6 meses de muito trabalho, inúmeras fases de votação e muitas discussões sobre um produto mais próximo da realidade que gostariam de entregar ao público.

Puja também fez questão de evidenciar a decisão acerca do álbum The Fame Monster, de Lady Gaga. Ele foi lançado em 2009 mas seu sucesso em 2010 foi tão estrondoso que seria injusto deixar de incluí-lo. Dito e feito, o álbum ficou como o 151° da lista.

O resultado mostrou o destaque de muitos estilos, como a originalidade do R&B de Beyoncé em seu álbum com seu nome ou o hip-hop de Kendrick Lamar em To Pimp a Butterfly. Por fim, a equipe pareceu satisfeita com o produto final.

A música é o batimento cardíaco da cultura, um reflexo do mundo a qualquer momento, uma maneira de navegar pelas partes mais difíceis do ser, um meio para a catarse.

Puja Patel, em nota sobre a decisão dos 200 melhores trabalhos musicais da década.

Cada música e álbuns das listas foram acompanhados de pequenas resenhas que tentam descrever porque eles merecem destaque na década de 2010. Para isso, foram necessários 80 escritores, que juntos escreveram mais de 65.500 palavras.

E não para por aí!

O Pitchfork deixa claro que, apesar da divulgação já feita, caso seja lançado outros álbuns ou músicas ~incríveis~ durante o resto do ano, eles fazem questão de adicioná-los na lista, mas fora de classificação. Afinal, quem sabe se ainda há algo para vir e deixar pegadas na história dessa década?

Confira o top 5 de melhores músicas da década:

1- Kendrick Lamar – Alright

2- Grimes – Oblivion

3- Robyn – Dancing On My Own

4- Beyoncé – Formation

5- Frank Ocean – Thinkin Bout You

E aí, concorda com a classificação? As listas completas de melhores álbuns e músicas estão no site do PitchforkA equipe também disponibilizou playlists com as obras no Spotify.

Mais notícias no Minuto Indie

Deixe uma resposta

Releated

Music to Be Murdered By

“Music to Be Murdered By” de Eminem faz frias referências a atentados

Uma das faixas do novo álbum menciona o ataque terrorista que aconteceu em 2017, em show de Ariana Grande, na Manchester Arena – Reino Unido, e deixou 22 mortos. Queiram ou não, Eminem lançou um novo álbum – e de surpresa. Como de costume, o rapper não deixou a polêmica de lado e decidiu entregar […]

Johnny Marr 007

007: Johnny Marr fará a trilha sonora com Hans Zimmer

Johhny Marr foi anunciado na última sexta-feira (17), como o mais novo componente da trilha sonora do filme ‘007: Sem Tempo Para Morrer’. O músico irá assinar a trilha, junto com o compositor Hans Zimmer. Essa é a terceira vez que o ex-guitarrista do The Smiths, colabora com o consagrado compositor, eles trabalharam juntos nos […]

%d blogueiros gostam disto: