O pulso

‘O pulso’ dos Titãs é utilizada em campanha pró-Bolsonaro; músicos repudiam

O responsável pela propagação do vídeo foi o ideólogo de extrema-direita Olavo de Carvalho. A banda informou que já acionou a justiça em consequência do uso indevido da canção

A terça-feira de carnaval foi marcada por repúdio de artistas brasileiros à mais uma atitude inconveniente de apoiadores do governo de Jair Bolsonaro. Desta vez, circulou na Internet um vídeo convocando a população para se manifestarem a favor do presidente e do fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o ato marcado para o dia 15 de março. A música ‘O Pulso‘, dos Titãs, foi utilizada na propaganda de maneira indevida, “sem autorização ou conhecimento prévio de seus autores e intérpretes”. 

Ainda na terça, a banda e o compositor Arnaldo Antunes expressaram sentimento de revolta, não só pelo uso indevido da canção, mas também por ‘O Pulso‘ ter sido utilizada em um contexto de “ataque às instituições democráticas”. O vídeo foi divulgado pelo ideólogo de extrema-direita Olavo de Carvalho e, consequentemente, foi compartilhado por muitos apoiadores.

O significado da letra forte da música, listando nomes de doenças, foi associada a rostos de políticos que os bolsonaristas “querem destruir“. Enquanto, ao fundo, toca “Peste bubônica, câncer, pneumonia. Raiva, rubéola, tuberculose, anemia. Rancor, cisticercose, caxumba, difteria. Encefalite, faringite, gripe, leucemia. O pulso ainda pulsa“, aparecem imagens de Rodrigo Maia, Davi Alcolumbre, Joice Hasselman, João Doria, Alexandre Frota e Lula.

Apesar da tentativa de uma manifestação de “resistência” contra instituições e figuras políticas que já não são mais apoiadoras do governo Bolsonaro, os protestos foram rápidos. Arnaldo, que criou a música ao lado de Tony Belloto e Marcelo Fromer, se manifestou em um vídeo antes mesmo de sair uma nota oficial da banda. “Vai contra tudo que eu prezo, defendo e acredito. Eu creio que, na verdade, as instituições como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal preservam aquilo que nos resta ainda de democracia e elas têm que ser defendidas“.

View this post on Instagram

Nota de esclarecimento ☝🏾@342artes #342artes

A post shared by Arnaldo Antunes (@arnaldo_antunes) on

Mais tarde, o grupo divulgou a nota oficial que reafirma a indignação e esclareceu que, desde o momento em que souberam do vídeo, medidas já tinham sido tomadas para que a música fosse retirada do ar naquele contexto, e que os responsáveis pelo uso indevido sejam punidos pela lei. O material já não existe mais na conta do Instagram de Olavo de Carvalho, onde foi feito o compartilhamento.

View this post on Instagram

ATENÇÃO – NOTA OFICIAL☝🏽

A post shared by Titãs (@titasoficial) on

Nando Reis, ex-integrante do Titãs (que, inclusive, tocou o contra-baixo em ‘O Pulso‘), também se pronunciou contra o vídeo: “Não há nada nessa vida que eu despreze tanto quanto este indivíduo que se apropriou de uma canção dos Titãs, “O Pulso“, vinculando-na às suas detestáveis ideias, que infectam esse desgoverno que não me representa“.

O Pulso – Titãs

O Pulso‘ é uma canção do álbum “Õ Blésq Blom“, de 1989, e marcou a história da música brasileira na voz de Arnaldo Antunes, composta por ele, Tony Bellotto e Marcelo Fromer. 

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Releated

Lady Gaga organiza festival para incentivar o isolamento, confira os artistas que estão confirmados!

“One World: Together at Home” terá Billie Eilish, Elton John, Eddie Vedder, Chris Martin, Lizzo, Stevie Wonder e mais. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizar o isolamento social é de extrema importância para o bem comunitário durante os surtos do novo coronavírus. Se tratando de uma pandemia que vem provocando mortes […]

Pink

Pink testa positivo para coronavírus e doa US$ 1 milhão para instituições

A cantora já está recuperada da doença, mas seu filho caçula, que também foi diagnosticado, ainda sofre com os intensos sintomas do novo coronavírus. Por volta de duas semanas atrás, Pink e seu filho Jameson começaram a apresentar sintomas da Covid-19. A cantora, compositora, multi-instrumentista, dançarina e atriz norte-americana contou aos fãs, através de um […]

%d blogueiros gostam disto: