Minuto Indie conversa com Luiza Caspary

A cantora Luiza Caspary lançou recentemente seu novo single, o “Primeiramente, Respeito”. Com uma letra bem diferente do que a música está acostumada a tocar, a música promete um novo CD para o primeiro semestre de 2018. Além disso, o Minuto Indie conseguiu uma entrevista com a cantora para falar um pouco mais desse novo trabalho. Confira!
MI – Luiza, você lançou o disco “O Caminho Certo” em 2013. Hoje ouvindo a canção “Primeiramente, respeito” nota-se que a sonoridade ficou um pouco mais pesada e conta com uma letra bem carregada. O que você pode comentar para nós dessa mudança? 
Luiza: Ótimo ouvido Anna 🙂
Realmente, são sonoridades bem diferentes, por isso Primeiramente, Respeito é um single isolado. Essa canção nasceu com esse arranjo mais denso na minha cabeça, talvez por conta do assunto, que é pesado, quis reproduzir ao máximo como ele me veio à mente quando compus e junto com Lou Schmidt, meu produtor musical, chegamos no objetivo.
MI – Qual foi o gancho para a composição de “Primeiramente, respeito”?
Luiza: O principal sentimento que me fez colocar essas palavras no papel, foi o de perceber o quanto eu mudei e às vezes ainda mudo para ser respeitada na sociedade, na minha profissão, enquanto mulher. Só o fato de meu talento e conhecimento ser desmerecido por eu ser do sexo feminino, já faz com que eu tenha que assumir uma postura mais seca às vezes, o que não faz parte da minha personalidade, dentre outras situações de assédio pelas quais eu já passei.
MI – Temos ciência de que você está fazendo a gravação de seu novo CD, que possivelmente será lançado somente em 2018. O que esperar para esse novo álbum? 
Luiza: O próximo álbum se chamará Mergulho, é um disco que me representa enquanto pessoa, hoje, mais madura, morando longe da minha família, depois de ter vivido um casamento de 10 anos. São músicas que contam muito sobre mim e sobre a visão que tenho do mundo, sobre a dor e sobre o amor.
MI – Para você Luiza, qual a importância de tratar sobre o feminismo na música? Contaremos com mais composições sobre esse assunto? 
Luiza: Como respondi anteriormente, o que me levou a escrever uma letra feminista foi justamente o fato de sofrer na pele situações cotidianas e no meu trabalho, de assédio e desrespeito. Eu acredito que existem várias formas de falarmos e levantarmos bandeiras, e pra mim, falar sobre o amor que o mundo precisa, no momento, é mais acolhedor e eficaz, pois precisamos de uma consciência coletiva pra que as coisas mudem. Por enquanto, Primeiramente, Respeito foi a única música que compús com esse tema, e ela me veio naturalmente, assim como todas as canções que componho.
MI – O novo álbum terá alguma participação especial?
Luiza: Sim, algumas 🙂 de artistas novos e consagrados , mas ainda é segredo.
MI – O que você tem escutado para fazer esse novo trabalho?
Luiza: Poxa, eu ouço de tudo, tudo mesmo. O que mais ouço no momento são os sons dos meus amigos, artistas independentes. Mas para o disco eu e Lou escutamos referências de sonoridade como José Gonzales e Kimbra, até trilhas sonoras de filmes e videogames.
MI – O que você pode nos contar sobre a capa do single “Primeiramente, respeito”? Minha interpretação dela é que nos remete a algo como a liberdade, no sentido geral da palavra. Essa foi a intenção? Foi planejado com a ilustradora?
Luiza: Gostei da pergunta, hehehe, até agora ninguém tinha questionado. Existiu uma intenção sim quando passei o briefing para a ilustradora Sirlanney.
Fiz uma foto e enviei a ela, comigo segurando as flores – esse gesto simboliza o quanto nós mulheres, temos a grandeza pra respondermos com amor e até com sorrisos à agressões físicas, verbais e ao desmerecimento do nosso trabalho. É como se estivéssemos acima disso e com superioridade e muita paciência, entendêssemos o processo lento que é e será até o machismo diminuir de fato.
MI – Podemos esperar por um novo single em breve?
Luiza: Pode esperar um novo disco bonitão para 2018, se um single vier antes disso, terá sido decisão recente ou surpresa.
Mas material pra gravar é o que não falta, acredite.
A agenda de novembro e dezembro estará bem bacana, convido para acessarem meu site (que inclusive é acessível) para conferir.
Confira o videoclipe do single “Primeiramente, Respeito”.
Confira mais notícias no site.

MI no YouTube

Confira o último vídeo lançado no nosso canal do YouTube.

Deixe uma resposta