Atualmente, no cenário do rock nacional, muitas bandas têm investido nos sons instrumentais. Essas apostas giram em torno de um estilo que vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo da música. Contudo, o instrumental possui suas composições únicas e muitas pessoas não estão acostumadas. Além de acharem completamente estranho o fato de as canções terem nome. Fugindo desse pensamento, música instrumental está diretamente relacionado com a interpretação. E esse é o grande trabalho das bandas que tocam esse estilo, saber passar a mensagem somente com a sua melodia. Contudo, para quebrar esse paradigma de que não existem bandas boas com o som instrumental surge a banda Kalouv.

Vinda diretamente de Recife, o grupo está na ativa desde o ano de 2010. Nesses sete anos de carreira já passou por palcos e festivais importantes como Abril pro Rock, Festival de Inverno de Garanhuns, Festival DoSol e Prata da Casa, projeto do Sesc Pompeia/SP. Além dessa longa caminhada, a discografia da banda não deixa a desejar. Tendo lançado dois álbuns, o “Sky Swimmer”, de 2011 e “Pluvero”, de 2014, e também o compacto “Planar Sobre Invisível”, com faixas gravadas dentro do projeto Converse Rubber Tracks. Atualmente a banda é formada pelos menbros Túlio Alburquerque, Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Saulo Mesquita (guitarra) e Rennar Pires (bateria).

Recentemente, a banda lançou uma session através de seu canal oficial do Youtube com uma composição do novo projeto. Na apresentação, a música “Cidades Desertas (Hotline Miami)” é tocada enquanto os membros da banda são filmadas, mostrando então toda a sintonia que a banda tem quando está produzindo seu som. “Essa foi uma das primeiras músicas que surgiram nessa nova fase. Tocamos em vários shows e sempre tivemos uma resposta bem legal do público. Durante o desenvolvimento de Elã, revisitamos a composição e surgiu um novo arranjo, que a gente já apresenta nesse vídeo. A faixa é inspirada na vibe do jogo Hotline Miami e em outros games retrô. Muito do que a gente tem feito nos últimos tempos é influenciado por nossa vivência jogando videogame. E nessa canção há uma referência direta a esse universo”, conta Túlio Albuquerque.

O novo álbum, intitulado “Elã” contará com a participação de Bruno Giorgi, responsável pela gravação, edição de áudio e mixagem desta sessão ao vivo, que também contou com imagens de Hannah Carvalho (Bands on Frame, PWR Records), e edição de Vitor Daniel (Capitão Ahab), Saulo Mesquita e Túlio Alburquerque. O disco está sendo financiado por um projeto de arrecadação coletiva online da banda. O financiamento está quase se encerrando, portanto, você pode participar através desse link:  https://www.catarse.me/kalouv.

Confira no player abaixo a session da canção “Cidades Desertas (Hotline Miami)”:

No Canal do Youtube

Confira o vídeo que o Minuto Indie fez para o nosso canal no youtube falando um pouco mais sobre bandas instrumentais:

Confira mais notícias do Blog Minuto Indie.

Autor