Catavento lança videoclipe de ‘Leve Agora Mesmo!’

Clipe, apresentado pela Budweiser, e produzido pela FAUNA, estreou para o Brasil inteiro nos telões do Lollapalooza ao mesmo tempo em que a música era tocada ao vivo.

Catavento, banda de Caxias de Sul, formada em 2012, mal sabia, ao lançar Ansiedade na Cidade (2018, Natura Musical), que meses mais tarde estaria recebendo o convite para estar em um dos principais palcos do Lollapalooza.

Para completar a experiência, a Budweiser registrou todo o percurso até a chegada na capital paulista. Uma narrativa análoga a história da banda é traçada nos quase 2 mil km que percorreram, passando por quatro estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O resultado pôde ser visto em primeira mão durante o show de sábado, dia 6, no Palco Onix, no festival Lollapalooza.

Uma surpresa para os fãs que chegaram cedo, colaram na grade, e na última música do setlist, deram de cara com a vivência da banda na estrada, projetada nos telões.

Catavento @ Lollapalooza Brasil 2019 por Hannah Carvalho

“O que une toda essa ideia ao clipe é poder estar em uma viagem em busca de som, sonho, verdade. Ainda que venha a partir de uma ação comercial, que acaba encobrindo a visão mais subjetiva do som. Lançar o vídeo no Lolla foi interessante porque contribuiu para a parte visual ao final do show”, reflete Leonardo Sandi, guitarrista, vocalista e principal compositor da canção.

A banda entrou em um motorhome com seus instrumentos, figurinos, duas datas de shows marcadas e a gravação do clipe no caminho.

Catavento @ Lollapalooza Brasil 2019 por Hannah Carvalho

“A gente tinha a expectativa de que seria uma aventura legal, e estávamos felizes com o fato de andar dentro de um motorhome, que é algo que está no imaginário comum de uma banda”, conta Jonas Bustince, percussionista e baterista da Catavento.

Clipe

Criada pela agência Africa para a Budweiser, marca que já participou de muitos festivais, inclusive itinerantes, a ação quis levar um “gostinho” desse espírito on the road para as cidades que passou com o grupo.

“Durante a comunicação da Bud para o festival, procuramos falar sobre os novos clássicos das mais variadas formas. Convidar a Catavento para participar dessa tour rumo à São Paulo era também uma maneira de explorar a jornada do outro lado”, comenta Matias Menendez, ECD da Africa.

As imagens captadas nas mais diferentes paisagens do caminho – as falésias de Torres, o deserto de areia da Praia do Siriú, um posto de gasolina de beira de estrada, além dos shows em pubs de Porto Alegre e Curitiba – desenha este percurso e evidencia a identidade da banda.

“A praia do Siriú é inacreditável, dialogou muito com a música, principalmente a parte que a gente faz uns corinhos soando algo meio Oriente Médio. Fechou muito com a ideia do som”, complementa Jonas.

O videoclipe de Leve Agora Mesmo!, faixa do disco Ansiedade na Cidade, é um equilíbrio entre a psicodelia do som da Catavento, o realismo documentado da viagem, entrecortado com pontuações de imagens alegóricas.

“Escolhemos para o videoclipe uma composição que fala sobre o corre de se fazer um som, de ter uma banda, de criar, se envolver com uma arte que é para alguém escutar, e como isso é um processo de cura interna, e ao mesmo tempo um caminho complexo e cheio de obstáculos. Leve Agora Mesmo! fala sobre se encontrar e se perder no meio dessa busca e mesmo assim, acreditar profundamente nessa espécie de missão. Fala sobre encontrar pessoas que você realmente se identifica e se conecta, e como se dão estas relações em meio à velocidade e vínculos passageiros da vida”, contextualiza Leonardo.

Sobre o diretor

O diretor, Bruno Shintate, tem em seu background de referências estéticas e conceituais, trabalhos de diretores como o chileno Alejandro Jodorowsky e o russo Andrei Tarkovski, que certamente o nortearam nas criações das imagens mais livres do clipe que está sendo lançado, hoje, no canal do YouTube da Budweiser.

Um videoclipe instantâneo, captado, montado e editado no tempo em que cruzavam a fronteira entre a região sul e sudeste.

“Foi muito interessante poder observar os espaços e desenhar essa rota para desenvolver o clipe. Sempre foi orgânico, todos nós juntos, nos conhecendo a fundo e trocando. Isso fica claro no resultado do filme, essa verdade.

Cada canto encontrado foi especial e dar forma a esse processo do início ao fim foi muito importante. Houve brecha para inspiração e o acaso e a banda sempre se colocou aberta ao inesperado”, conta o diretor contratado da FAUNA, produtora responsável pelo videoclipe.

Bruno Shintate dirigiu a campanha da Copa do Mundo para o Mc Donald’s, o premiado videoclipe Culpa, do grupo O Terno, além de anúncios para clientes como Google, AB Inbev, Fox Sports, AC Camargo Healthcare e Dafiti.

Além da produção deste conteúdo audiovisual, a Budweiser documentou a viagem nos stories do perfil do Instagram da marca, lançando a série #NewClassicOnTheRoad.

“Os stories no Instagram serviram para aproximar o público dessa experiência e para contar a história de uma banda em ascensão que, pela primeira vez estreava no Lolla. O clipe é o resultado final de tudo isso e estamos muito felizes com esse trabalho”, complementa Menendez.

CATAVENTO É

Leonardo Lucena – voz, guitarra

Leonardo Sandi – voz, guitarra e samples

Johnny Boaventura – voz e piano elétrico

Francisco Maffei – baixo e voz

Lucas Bustince – bateria, percussão e samples.

Jonas Bustince – percussão, samples e bateria

REDES SOCIAIS:

Facebook
Instagram
Twitter

SITE:

Catavento

 

CATAVENTO

 

Veja o último vídeo do canal Minuto Indie:

 

 

 

Deixe uma resposta