Balla e os Cristais apresenta seu disco de estreia, ‘Jogo do Bicho’

Balla e os Cristais apresenta seu disco de estreia, ‘Jogo do Bicho’

O punk com a cara do Brasil: ‘Jogo do Bicho’ apresenta músicas autorais e versões de clássicos da música popular brasileira

O punk rock nasceu como um movimento social questionador, em meados de 1970, nos EUA. Com a explosão de bandas do gênero, logo a cultura foi instalada no Brasil. Agora, pouco menos de 50 anos depois, o punk continua vivo, mobilizador e especialmente nacional. É nesse sentido que a banda carioca Balla e os Cristais se apresenta ao povo com seu disco de estreia, o ‘Jogo do Bicho‘. 

Balla e os cristais Jogo do Bicho

Como te contamos aqui, esse lançamento vem após a banda liberar o lyric vídeo do single ‘Matando Moinhos de Vento‘, uma das 7 faixas do disco. ‘Jogo do Bicho‘ é um conjunto de 5 canções autorais e 2 regravações de clássicos da nossa música popular, sendo elas: ‘Comportamento Geral‘, de Gonzaguinha – também interpretada por Elza Soares em seu último álbum de estúdio – e ‘Zé do Caroço‘, de Leci Brandão. O trabalho da banda foi mixado por Jr. Tostoi (produtor do Lenine, guitarrista e vencedor de um Grammy Latino) e masterizado por Carlos Freitas (colaborador em trabalhos de João Gilberto, Tim Maia, Gilberto Gil e no clássico ‘Da lama ao Caos’, de Chico Science).

Faixa a faixa 

Muito além de entregar um som punk rock ao público, a Balla e os Cristais explora e enaltece a cultura brasileira, indo contra a exaltação das origens estrangeiras, como é frequente. A partir dessas referências, ‘Jogo do Bicho‘ tem tudo para ser um patrimônio da música nacional contemporânea. A primeira faixa do disco é ‘Vocês são todos idiotas‘, música que abre a maioria dos shows da banda. Ela chama as pessoas porque elas foram lá ver um show de rock e se surpreendem com um violão fazendo uma batida meio baião com progressão de samba, até que entra o nosso peso sonoro, provocando um estranhamento”, diz o vocalista Balla.

A segunda faixa é ‘Andam Dizendo‘ que, segundo Balla, é “uma crônica urbana e irônica sobre o elitismo do meio, sobre o que há de panfletário e o que há de segregador no underground hypado do Rio de Janeiro”.

O single escolhido para antecipar o disco, ‘Matando Moinhos de Vento‘, é um “desabafo acerca do mundo caótico e hipócrita que a gente cultiva”. “E ela chuta o balde, já que o capital ainda é a finalidade da encarnação humana e nós temos que nos adaptar. Herdamos problemas sociais que nem sabemos de onde vieram e a reflexão vem daí”, completou o vocalista. Assista ao lyric video:

Tudo no disco de estreia da banda formada por Rafael Balla (vocalista e compositor), Brunno Martins (guitarrista), Erick Ferreira (baixista) e Gustavo Almeida (bateria) é “uma provocação”. No caso de ‘Fala, quer invadir‘, a quarta faixa é uma crítica ao moleque mimado que tinha tudo nas mãos, “caía chorando na pelada, chamava a babá e levava a bola embora, deixando os amigos sem futebol”. 

Esse moleque cresceu e tá pagando 100 mil pra bombar a música dele nas plataformas. Não faz um show, um corre, não carrega equipamento, não pega busão lotado e fica convencendo o mundo inteiro todo dia de que aquilo pode ser bom. Um belo dia, a gente vê que o playboy bateu um milhão de views. Não é por mérito, e essa é uma música de vingança, tipo Bastardos Inglórios” – Rafael Balla

A quinta faixa é uma versão única e cheia de personalidade de ‘Comportamento Geral‘, composição de Gonzaguinha. 

Em seguida, o ‘Jogo do Bicho, disco de estreia da Balla e os Cristais, apresenta sua gravação do samba ‘Zé do Caroço’, de Leci Brandão. “Volto às lembranças da minha família, o que eu acho que sou de verdade, um misturado de tudo isso, e às vezes eu me esqueço, nessa roda viva do mundo. É uma mensagem pra mim mesmo”, expressa Rafael Balla.

O disco se encerra com ‘Canta‘, que faz referência à canção ‘Circuito Universitário‘, de Zé Rodrix, lançada nos anos 70. “Foi uma lembrança na quarentena, da beleza e do poder que são as grandes aglomerações, do quanto precisamos disso pra viver”, descreve Balla.

Ouça ‘Jogo do Bicho‘, disco da Balla e os Cristais, na íntegra:

Acompanhe a banda no Instagram.

Mais notícias no Minuto Indie. Curta nossa página no Facebook.

Sabryna Moreno

Sabryna Moreno

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: