A banda gaúcha Alpargatos está com mais um lançamento. Dessa vez a banda decidiu inovar um pouco e vai lançar um EP visual. Será seu segundo disco na forma de curta-metragem e do início ao fim tocará músicas inéditas do grupo.

O curta promete uma história bem intensa sobre a realidade da vida na cidade grande. Quando muitos sonham em buscar a vida urbana as letras então mostram as situações  de desamparo e as decepções de quem vem do interior encontra. No EP acompanha-se a história de um dançarino vindo do interior que decide tentar sua sorte em Porto Alegre. Chegando na cidade, o protagonista vê seus sonhos sendo desvinculados.

Temas como desamparo da metrópole, incertezas e inseguranças, violência local, assim como protesto político. As músicas acompanham cada um desses tópicos, tornando-se mais calmo refletindo o interior e então mais sombrio quando é mostrada a cidade. A própria capa do disco reflete essa depressão: o peso do cinza e a acidez do laranja rompendo as linhas duras que formam o prédio industrial ilustrado com maestria por Mariana Sartori conferem uma camada ainda mais profunda de significado ao projeto.

Produção

O curta-metragem foi produzido por Carina Goettems e Marta Karrer (que inauguram a empresa de agenciamento criativo Almu) em parceria com a Preto Filmes. As animações são de Alan Soares e Ramiro Simch (o Miroez, que rima na primeira faixa do disco). A mixagem de ambas as faixas são do baixista Leonardo Braga, que também foi responsável pela produção do primeiro disco da banda, “Rodovia do Parque”, considerado um dos 100 melhores álbuns de 2015 pela RockinPress. A masterização é de Lauro Maia (vencedor do Grammy Latino pelo disco Derivacivilização, de Ian Ramil) e foi realizada no A Vapor Estúdio.

Com isso a banda faz com que os violões de nylon, metais e elementos do samba deem lugar a delays, timbres mais pesados e distorções. “Essa cidade…” é o primeiro lançamento do quarteto pela Escápula Records. A banda estreia o novo disco ao vivo em Porto Alegre no Teatro de Arena no dia 20 de julho, às 20h.

Confira mais lançamentos.

Autor