5 Bandas

MI 5 Bandas no Rio de Janeiro: Entrevista John Filme

Uma das atrações do Festival 5 Bandas no Rio de Janeiro bateu um papinho com o Minuto Indie

Palavras como irreverentes e engraçados são alguns bons adjetivos para os caras da John Filme. A banda de Chapecó nos contou sobre as suas influências, inspirações e a extensa lista de planos para o futuro rs. Confira a entrevista completa:

MI: Quais são suas maiores influências musicais?

John Filme: A Banda Repolho é uma das poucas coisas que se identificam com a banda como um todo. É a única banda que passa um senso de identidade cultural relacionado à Chapecó.
Nossa família sempre teve contato com os Irmãos Panarotto e com a produção de eventos em Chapecó e consequentemente com as bandas dos anos 90, como Graforréia Xilarmonica e Jupiter Maçã que fizeram shows por ali na época.

– Tudo que vem depois disso são referências de musicas que vão de Pixies à Edy Lemond e MC Zóio de Gato.

– Jogos como The Sims 1, The Urbz Sims in the City, THUG2, NFSU2 e Winning Eleven (PLAY2) mudaram o jeito que percebíamos musica.

– O The Sims sempre chamou nossa atenção no sentido musical, a ideia de existirem rádios de diferentes estilos e musicas que tocavam em situações/lugares nos inspirou bastante no inicio da banda.

– o THUG2 e NFSU2 foram os jogos que marcaram nossas vidas por apresentar esse modo playlist de escutar musica, esses jogos são responsáveis por eternas descobertas como Faith no More, Death From Above 1979, Felix da Housecat, Violent Femmes, Melvins, Pete Rock and Cl Smooth e váriasssss.

Das coisas que nos influenciam, muitas vem de games, muitas são políticas, muitas são fatídicas, muitas são fictícias, muitas são familiares(regionais) mas todas acabam nos influenciando musicalmente porque é a única coisa que sabemos fazer juntos.
– a banda Muñoz também teve uma grande influência em nós nos últimos anos, responsáveis por nos botar na estrada pela primeira vez (por mais de 4 dias) e nos apresentar da forma mais íntima possível a realidade que é conviver no meio de diversas bandas e circular por diversos lugares ao mesmo tempo.
– Atualmente a banda tenta se inspirar em todo tipo de musica, principalmente novos lançamentos e o que tá acontecendo à nossa volta.

MI: Vocês possuem um EP chamado Kings of Leon cover, qual foi o motivo da escolha do nome?

John Filme: A produção de conteúdo independente não tinha impacto e não conseguia reunir público em Chapecó…então a única maneira que os produtores de eventos tinham pra ganhar dinheiro era fazendo festas com bandas cover (Arctic Monkeys Cover, Kings of Leon Cover, Red Hot Chilli Peppers Cover e etc..) .
Não muito diferente de outras realidades no Brasil, os shows que anunciavam alguma premissa ou banda cover eram os shows que tinham mais público.
A ideia do Kings of Leon Cover é uma resposta à esse estigma presente numa sociedade totalmente viciada em consumir o que vem de fora, mesmo que seja adaptado da pior forma possível.
O disco possui 4 faixas inéditas + 1 cover de ”Do I Wanna Know” do Arctic Monkeys que você só pode ouvir no youtube, eleita a música que mais encheu o saco nos anos de 2014-2017.

MI: Como surgiu a ideia de fazer o curta metragem Dois Mil e Desgosto”?

John Filme: O filme é resultado do acúmulo de vídeos derivados dos projetos musicais que conhecíamos e participávamos na época (2018) em Chapecó.
A ideia era experimentar com o material de algumas bandas e outras filmagens que foram captadas naquele ano. Decidimos que isso poderia ser lançado como um curta ou média metragem propriamente dito, depois que o Jivago apresentou a primeira versão do filme que reúne alguns dos momentos que passamos tocando/indo em shows em 2018… Depois disso só precisávamos dar nome e mentir um pouco nas redes.

MI: Quais são os projetos da banda para o futuro?

John Filme: A banda se mudou pra São Paulo em abril de 2019 ;
Temos um média-metragem dirigido, co-escrito e idealizado por Roberto Panarotto e um disco com mais de 15 faixas quase finalizado.
– Pretendemos lançar alguns singles/clipes antes de lançar o disco inteiro (entre 2019/2020);
– o Filme também está previsto pra 2020;
– Temos 2 AMV (Anime Music Video) oficiais para lançar com músicas inéditas;
– Irmãos Panarotto, Muñoz, Disaster Cities e La Leuca são projetos que estão lançando material novo e queremos tocar com essa galera em 2020.
– Queremos conhecer o Nordeste;
– Queremos tocar com mais gente;
– Nosso sonho é fazer 30 shows em 30 dias;
– Queremos ver muitos shows;
– Queremos dar continuidade à algumas ideias paradas depois de terminar esse disco gigante;
– Queremos 1 presidente;
– Tomar Melona pelo menos mais uma vez;

– Queremos conhecer a galera do audiovisual BJS.

Festival 5 Bandas, dia 12 de outubro.

Mais Informações:

Festival 5 Bandas Rio de Janeiro

  • Tantão e os Fitas
  • ÀIYÉ
  • LETO
  • John Film
  • Romero Ferro

12 de outubro de 2019 – sábado
R$ 20 a R$ 40. Ingressos já a venda!
Casarão Floresta – Ladeira dos Guararapes, 115 – Cosme Velho

Compre aqui seu ingresso.

Mais notícias no Minuto Indie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Releated

Muse em São Paulo

Resenha: após Rock in Rio, Muse em São Paulo faz show grandioso

Mesmo com local do show menor, Muse em São Paulo trouxe toda a estrutura da turnê resultando em nada menos do que espetacular. No Ginásio do Ibirapuera no último dia 09, a tão bem produzida “Simulation Theory World Tour”, foi extremamente bem executada. O Muse em São Paulo, soube fazer mais uma apresentação marcante para […]

Yungblud

Yungblud lança single com Dan Reynolds, do Imagine Dragons; Ouça

Yungblud e Dan Reynolds estão insanos no clipe! Na última quinta-feira (10), o cantor Yungblud se uniu ao vocalista da banda Imagine Dragons, Dan Reynolds, para lançamento de single. Intitulada Original Me, a música fala sobre inseguranças diárias e faz parte do EP The Underrated Youth, previsto para o dia 18 de outubro. Junto com a canção foi […]

%d blogueiros gostam disto: