10 momentos marcantes da história do rock

E hoje é o dia do rock e separamos uma série de acontecimentos que marcaram a história do nosso estilo predileto de música.

O Surgimento do Rock

Claro, que antes de tudo temos que mencionar o início. Como o mundo mudou após a aparição do rock em 1950. Tudo começou com o lançamento da música “(We’re Gonna) Rock Around the Clock” de Bill Haley em uma rádio dos EUA em Ohio. Uma mistura de jazz, blues e country que tinha como maior característica um ritmo dançante produzido pela guitarra elétrica. Consequentemente, surgiram diversos artistas depois como Buddy Holly (aquele da música do Weezer), Chuck Berry, Little Richard e Jerry Lee Lewis. E alguns anos mais pra a frente, Elvis Presley.

O aparecimento de Janis Joplin e Joan Baez

As grandes mulheres pioneiras do rock, que tiveram uma carreira marcante por suas letras e vozes únicas. Além de serem grandes ativistas na política dos EUA e protestarem contra o governo durante a manifestação hippie que surgiu na década de 60.

Beatleeees

A explosão dos Beatles foi uma invasão inglesa na história do rock que deixou sua marca no mundo da música até hoje. Com seus grandes sucessos Hey Jude, Yesterday, Strawberry Fields Forever, All You Need Is Love, Let it Be, e muitos outros sucessos que escutamos nas rádios mesmo depois de quase 60 anos.

As garotas representando

The Runaways. Quem foram as The Runaways? Simplesmente o primeiro grupo de rock formado somente por garotas. Surgiu no final de 1975. A líder da banda era a guitarrista Joan Jett, que inclusive, entrou para a lista de 100 melhores guitarrista do mundo. Outro nome de sucesso que participou da banda foi da também guitarrista Lita Ford, que após o término da banda fez sucesso com sua carreira solo e também fazendo parceria com diversos músicas de metal, dentre eles Ozzy Osbourne.

Quando Ozzy comeu a cabeça de um morcego vivo

Saindo dos anos 70 e pulando para 1982, quando o ex vocalista do Black Sabbath,Ozzy Osbourne. Era muito comum o cantor de metal jogar órgãos de animais nos fãs na plateia e os próprios fãs arremessarem algo do tipo no palco. Contudo, certa vez arremessaram um morcego vivo e Ozzy não havia percebido. Pensou ser de borracho e mordeu a cabeça do animal. Quando percebeu o que havia foi direto para o hospital e iniciou um tratamento contra a raiva.

Lançamento do “The Dark Side Of The Moon”

O álbum mais aclamado da carreira do Pink Floyd foi lançado em 1973. Pioneira no estilo psicodélico a banda, seus álbuns e a genialidade das músicas influenciam em grande parte as bandas atuais como :Korn, Nine Inch Nails, Radiohead, Dream Theater, Porcupine Tree, The Mars Volta, Tool, Queensryche, 30 Seconds to Mars, Scissor Sisters, Rush, Gorillaz, Mudvayne, Primus e o queridíssimo David Bowie.

Quando o símbolo de chifres com a mão foi feito pela primeira vez

E atribuímos esse feito tão conhecimento mundialmente a Gene Simmons, fundador da banda Kiss. O símbolo foi feito por ele na capa do disco “Love Gun” da banda de 1977. Recentemente o cantor queria até mesmo patentear o símbolo como sendo uma criação dele.

Era Grunge

Bombou com a impactante banda Nirvana. Composta por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic em 1987. Trazendo um estilo totalmente inovador e shows insanos com muita presença de palco e a atitude punk do vocalista Kurt marcaram a era do rock. Seja pelas músicas ou pelas declarações que a banda vazia para a mídia.

Lançamento de OK! Computer em 1997

Completando 20 anos da data de seu lançamento em 2017. O álbum foi eleito como o Melhor Álbum dos últimos 25 anos pela revista Q Magazine. Nele encontramos o sucesso “Karma Police”, “No Surprises”, “Paranoid Android”, e muitos outros.

A cena dos anos 2000

Claro que não podíamos deixar de fora a banda que influenciou e foi a grande pioneiro do estilo indie. Nos anos 2000, em Nova York, surge então The Strokes trazendo uma inovação absurda no som, que era o que muitos esperavam. Seu primeiro álbum “Is This It” bombou de vendas tanto nos EUA quanto na Inglaterra, o que era muito difícil alcançar para as bandas americanas.

Um comentário em “10 momentos marcantes da história do rock

Deixe uma resposta